Líderes de Portugal e Alemanha saudaram a possibilidade da Lufthansa ficar com a TAP

Imagem: CWB Spotter via Instagram

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, saudaram a possibilidade de a companhia aérea alemã Lufthansa ficar com pelo menos um pedaço da TAP Air Portugal. Na quarta-feira, os dois líderes enfatizaram que as duas companhias têm estratégias “complementares”.

Segundo a mídia local, o político português enfatizou que a Lufthansa é bem-vinda por ter uma estratégia “altamente complementar” à companhia nacional. Scholz concordou que existe “complementaridade” entre as duas empresas. No entanto, o chefe do Governo alemão deixou claro que tudo dependerá do resultado das negociações.

A TAP Air Portugal é propriedade do Estado português, que controla atualmente 100% do seu capital, depois de a ter nacionalizado novamente para a salvar do impacto da pandemia. O Governo de Portugal quer manter uma posição “estratégica” na TAP, embora não tenha revelado em que medida. Para além da Lufthansa, também já manifestaram interesse na companhia aérea portuguesa o International Airlines Group (IAG) e Air France-KLM.

Scholz chegou na quarta-feira a Lisboa para se encontrar com Costa e participar num jantar comemorativo dos 50 anos do Partido Socialista Português (PS). O Governo português garantiu que o processo será transparente e que todos os interessados começam “em pé de igualdade”.

A empresa alemã também negocia a compra de uma fatia da italiana ITA Airways.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias