Início Indústria Aeronáutica

Lilium conclui com sucesso testes de seu revolucionário sistema elétrico de propulsão a jato

Bancada de teste com o par de motores do Lilium Jet – Imagem: Divulgação Lilium

A Lilium, fabricante alemã de aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) para Mobilidade Aérea Regional (RAM), informa que completou com sucesso a primeira série de testes de sua unidade elétrica de propulsão a jato.

Pela primeira vez, os motores elétricos foram levados ao máximo empuxo no banco de testes da unidade de propulsão, representando uma conquista marcante na jornada para voos com zero emissões operacionais e um passo importante para verificar a segurança de voo da aeronave Lilium Jet.

Imagem: Lilium

A empresa afirma que os testes realizados demonstraram o nível esperado de desempenho e confiabilidade, reforçando sua confiança na maturidade de seu sistema elétrico de propulsão a jato.

Veja também: Azul Linhas Aéreas vai ter até 220 veículos alemães Lilium Jet de decolagem vertical

Os testes da unidade de propulsão, composta por dois motores dentro de um sistema de montagem de propulsão, foram realizados no banco de testes dedicado da Lilium, localizado na sede da empresa, que fica perto de Munique, Alemanha. O banco de testes foi projetado para avaliação de desempenho aerodinâmico e elétrico da tecnologia do jatinho eVTOL da fabricante.

Bancada de teste com o par de motores do Lilium Jet – Imagem: Divulgação Lilium

O primeiro teste bem-sucedido da unidade de propulsão segue testes abrangentes do motor, desenvolvido e construído em colaboração com a equipe de fornecedores da Lilium, incluindo Denso e Honeywell para o e-motor, Aeronamic para o ventilador (fan) do compressor e SKF para os rolamentos do motor elétrico.

Stephen Vellacott, Diretor de Tecnologia da Lilium, disse:

“A conclusão do primeiro teste do motor é uma conquista significativa para a empresa, demonstrando mais uma vez as credenciais da Lilium como líder mundial no desenvolvimento de tecnologia de propulsão a jato elétrica. Nos últimos anos, investimos fortemente na tecnologia e garantimos extensos direitos de propriedade intelectual. Agora estamos um passo mais perto do primeiro voo tripulado e, além disso, da era do voo elétrico comercial.”

Daniel Wiegand, Co-Fundador da Lilium e Engenheiro Chefe de Inovação e Programas Futuros, comentou:

“Para meus co-fundadores e para mim, o primeiro teste da unidade de propulsão do Lilium Jet marca outro ponto alto em nossa jornada. Foi nossa crença compartilhada no potencial radical da tecnologia de jato elétrico que nos uniu em 2015 e continua a impulsionar a Lilium no caminho para transformar a aviação regional. Este último marco nos aproxima do primeiro voo tripulado e do nosso objetivo de entrada comercial em serviço.”

Preparando-se para a produção em série

A Lilium continua se preparando para a produção inicial em série da unidade de propulsão do Lilium Jet em sua linha de montagem de propulsão, perto de Munique.

O fornecedor de aeroestruturas Aernnova recentemente completou a primeira construção do sistema de montagem de propulsão do Lilium Jet, a estrutura que abriga os sistemas de propulsão e vetorização e forma a parte traseira das asas e aerofólios frontais.

No início deste mês, o grupo espanhol de engenharia industrial e tecnologia Sener entregou o primeiro conjunto de servo-atuadores para o Lilium Jet. Os servo-atuadores permitem que as unidades de propulsão sejam rotacionadas, permitindo que a aeronave transite do modo de voo vertical (durante decolagem e pouso) para o voo horizontal e vice-versa.

As unidades de propulsão que sairão da linha de produção da Lilium nos próximos meses serão usadas para testes em solo e integração na primeira aeronave de ensaios em voo.

Informações da Lilium