Lilium inicia integração de instrumentos standby de voo da Garmin no Lilium Jet

Concepção gráfica de um Lilium Jet em voo – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anuncia que recebeu o primeiro conjunto de instrumentos de voo de reserva (standby) da Garmin, fornecedor global de soluções em aviônicos.

As entregas, que seguem o contrato plurianual de fornecedor assinado pelas duas empresas em 2023, serão integradas aos primeiros Lilium Jets em produção e ao simulador de voo Lilium Jet, utilizado para treinamento de pilotos.

A instrumentação de reserva destina-se a servir como uma exibição alternativa de segurança (backup) em caso de falha da instrumentação primária da cabine. Como tal, o componente fornecido pela Garmin representa um recurso de segurança fundamental do Lilium Jet e fornecerá uma camada adicional de proteção para tripulação e passageiros.

A fabricante alemã ressalta que esta redundância ajudará a pavimentar o caminho do Lilium Jet para a dupla certificação de tipo pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e pela Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

O instrumento de voo de reserva fornecido pela Garmin, que já está em uso em milhares de aeronaves certificadas, será integrado à cabine do Lilium Jet e fará interface com o computador de controle de voo do jato, fornecendo dados do sensor inercial (por exemplo, atitude, aceleração, etc) e saídas principais adicionais para o sistema de controle de voo, além de servir como uma tela de voo moderna e sensível ao toque, que funciona independentemente do sistema aviônico primário.

A Lilium iniciou a montagem do primeiro Lilium Jet em suas instalações de fabricação e testes, perto de Munique, no final de 2023. O primeiro teste de voo pilotado do Lilium Jet está previsto para ocorrer no final de 2024.

Informações da Lilium. Para ler mais notícias sobre o Lilium Jet, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias