Lufthansa abrirá mais de 4.500 novas vagas de trabalho em 2020

Este ano, o Grupo Lufthansa contratará mais de 4.500 novos funcionários na Alemanha, Áustria e Suíça, seus atuais mercados; Entre eles, 3.000 contratações serão realizadas na Alemanha. O foco do recrutamento planejado está em posições “em terra”, com cerca de 2.500 vagas. Além disso, quase 1.300 novos comissários de bordo serão contratados.

Foto de Clement Alloing

Cerca de 1.000 novos funcionários estão programados para serem contratados na marca principal Lufthansa em 2020. 450 comissários de bordo em potencial iniciarão seus treinamentos em Munique. Além disso, 40 comissários se juntarão à Lufthansa CityLine no centro da Baviera. A subsidiária da Lufthansa em Munique planeja empregar aproximadamente o mesmo número de funcionários administrativos. Além disso, estão planejados cerca de 100 recrutamentos na administração na Lufthansa, além de cerca de 300 em operações no solo. A companhia aérea também está procurando candidatos na área de TI e outras posições de especialistas este ano.

O foco em TI definido no ano passado continua em quase todo o Grupo Lufthansa, especialmente com os provedores de serviços de TI que a ele pertencem. Por exemplo, a Lufthansa Industry Solutions procura contratar cerca de 350 novos funcionários para atender à crescente necessidade de serviços de TI dentro e fora do Grupo Lufthansa – especialistas em tecnologia e especialistas com conhecimento específico do setor. A Lufthansa Systems também está procurando especialistas de TI de todos os tipos em seus locais internacionais, com planos de contratar cerca de 200 pessoas em todo o mundo.

Note que as vagas são destinadas a portadores de passaporte europeu e devem preferencialmente falar alemão. Inglês é mandatório.

Um dos empregadores mais populares da Alemanha

O Grupo Lufthansa continua a ser um dos empregadores mais populares da Alemanha e foi repetidamente classificado como um dos três melhores empregadores pelo conhecido instituto de pesquisa de mercado YouGov. Essa popularidade também se reflete no número de candidatos, já que somente em 2019, foram recebidas mais de 190.000 inscrições externas por meio da plataforma de carreira lufthansagroup.careers.

“Nossa vantagem competitiva mais importante está em nossos funcionários, que dão o melhor aos nossos clientes e à nossa empresa todos os dias com dedicação e habilidade. Este ano, estaremos novamente à procura de talentos dedicados no mercado de trabalho. Nossa gama diversificada de oportunidades de carreira fala por si só ”, afirma Michael Niggemann, que foi nomeado para o Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG a partir de 1º de janeiro de 2020, como Chefe de RH e Jurídico.

Existem mais de 500 perfis de trabalho diferentes no Grupo Lufthansa, com mais de 550 subsidiárias e afiliadas em todo o mundo. Atualmente, o grupo de aviação oferece 28 estágios clássicos em 16 locais diferentes na Alemanha, Áustria e Suíça. Existem também 13 programas de estágio e 4 programas de trainee.

No total, estão previstas para este ano cerca de 500 novas contratações para cargos juniores, incluindo cerca de 50 trainees. Quando se trata de jovens talentos, o Grupo Lufthansa Technik, com sede em Hamburgo, está bem à frente do campo: este ano, há uma capacidade de aproximadamente 270 posições em estágios ou programas de estudos nas áreas de tecnologia, indústria ou logística de aeronaves. No geral, o Grupo Lufthansa Technik está planejando um total de cerca de 1.200 novas contratações em seus mercados domésticos.

A SWISS cria mais de 300 empregos com a frota de B777

A SWISS planeja contratar mais de 1.000 novos funcionários este ano, dos quais cerca de 500 comissários de bordo em potencial serão colocados em treinamento. Com o comissionamento de duas novas aeronaves Boeing 777 de longo curso, a companhia aérea suíça está criando mais de 300 empregos em áreas de cabine e técnicas ao longo do ano. Uma aeronave de longo curso é, portanto, equivalente a uma pequena e média empresa, gerando empregos para uma média de 25 pilotos, 10 técnicos e 120 tripulantes de cabine.

Devido a medidas de reestruturação interna e redução de custos, a Brussels Airlines, a Eurowings e a Lufthansa Cargo estão atualmente impondo um congelamento de contratações; com algumas exceções. A Austrian Airlines reduzirá seu número de funcionários devido ao redimensionamento competitivo.

No entanto, a companhia aérea ainda planeja oferecer cerca de 200 novos empregos na unidade de Viena em 2020. É o caso, por exemplo, na área de TI, desde que um novo centro de excelência do Grupo Lufthansa está sendo estabelecido na capital austríaca. A Austrian Airlines também está contratando jovens talentos: 20 aprendizes e um total de 13 alunos para o programa de estudo duplo “AirCelerate”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Marinha enviará seu porta-helicópteros com ajuda para o RS

0
A Marinha enviará nesta quarta Navio-Aeródromo Atlântico para aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes.