Lufthansa oferecerá “tarifas verdes” para voos com menor impacto ambiental

Imagem: Vuxi / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Em um comunicado de imprensa publicado hoje, o Grupo Lufthansa anunciou que, a partir de quarta-feira, 15 de fevereiro, oferecerá um novo produto que ampliará seu “portfólio de ofertas de viagens sustentáveis”. A empresa se tornará o primeiro consórcio de companhias aéreas a lançar tarifas diferenciadas, que chama de “tarifas verdes”, para voos com menor impacto ambiental.

Inicialmente, o produto estará disponível para clientes que reservem roteiros na Europa e para Argélia, Marrocos e Tunísia, operados pela Lufthansa, Eurowings Discover, Austrian Airlines, SWISS, Edelweiss, Air Dolomiti e Brussels Airlines. Segundo a empresa, eles serão aplicados em mais de 730 mil voos por ano, destaca o Aviacionline.

A compensação de emissões

As novas tarifas já incluirão a compensação pelas emissões de dióxido de carbono associadas a um determinado voo. Isso representa uma diferença em relação à maioria das políticas adotadas nos últimos tempos por diferentes operadoras. 

Atualmente, as companhias aéreas costumam incluir esse mecanismo como uma opção adicional com custo extra. No entanto, a empresa alemã ainda não forneceu mais detalhes sobre o preço das taxas de uso.

Segundo o Grupo Lufthansa, o dinheiro arrecadado com essa tarifa será destinado à compra de combustível de aviação sustentável (SAF) e ao investimento em projetos de proteção ambiental. Também será destinado à modernização das frotas. Além disso, as “tarifas verdes” permitirão que se obtenha mais milhas para os programas de milhagem da empresa e faça até uma alteração de reserva gratuitamente.

“O lançamento deste produto é um passo importante em nossos esforços para tornar as viagens aéreas mais ecológicas“, disse Christina Foerster, membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa e chefe de marca e sustentabilidade .

“As tarifas ecológicas já foram testadas com sucesso no ano passado em voos da Dinamarca, Noruega e Suécia”, disse Harry Hohmeister, membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa e chefe de Rede e Mercados Globais. “Isso demonstrou que a demanda por viagens mais sustentáveis ​​está aumentando”, acrescentou. “Agora damos o próximo passo lógico e adicionamos essas taxas à nossa conhecida estrutura de taxas para voos em toda a Europa e Norte da África”, concluiu Hohmeister.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias