Lula troca Embraer por Airbus de maior porte em 2ª visita ao Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Presidente Lula foi ao Rio Grande do Sul pela 2ª vez desde o início da catástrofe que deixou dezenas de mortos e desaparecidos no estado.

No dia 2 de maio, quinta-feira, o Presidente foi até Santa Maria, no interior gaúcho, a bordo de um Embraer E190 (VC-2) do Grupo de Transporte Especial, que serve ao alto escalão do governo, mas a visita deste domingo foi com o maior avião da FAB: o Airbus A330 (KC-30) do Esquadrão Corsário, do Rio de Janeiro.

O presidente chegou ao estado acompanhado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, além de 13 ministros, que se juntaram a Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Os dois últimos estão na capital gaúcha desde sábado para coordenar e integrar as ações do Governo Federal em parceria com o estado e municípios.

Como o Aeroporto Internacional Salgado Filho está alagado e interditado, o A330 de matrícula FAB2902 voou de Brasília para a Base Aérea de Canoas (BACO), que está sendo o principal aeroporto para as operações de auxílio à população gaúcha.

Saindo de BACO, Lula voou a bordo de um Airbus H225M (VH-36 Caracal) também do GTE, onde sobrevoou as áreas atingidas da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo a própria Canoas, que foi fortemente atingida.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias