O Roc Stratolaunch, o maior avião de transporte do mundo, voou pela primeira vez carregando um protótipo de veículo hipersônico Talon sobre o deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). O voo de sexta-feira, 28 de outubro de 2022, provou que a aeronave Roc Stratolaunch pode transportar veículos hipersônicos experimentais projetados para serem lançados do ar.
O enorme avião tem uma envergadura maior que um campo de futebol e passa pelo 8º voo de teste, transportando o protótipo do veículo Talon de 8,5 metros de comprimento. Este veículo hipersônico é montado em um pilão no centro das asas de um avião gigante que mede 117 metros de largura.
“Este é o primeiro voo de teste integrado do nosso sistema de lançamento Talon. Depois disso, faremos voos mais complicados e certamente mais produtivos para nosso banco de testes hipersônico”, disse Brandon Wood, vice-presidente de programas e operações da Stratolaunch.
O voo durou mais de cinco horas e atingiu uma altitude máxima de 23.000 pés ou 7.000 metros. “Fiquei emocionado ao ver os dois veículos se combinarem enquanto decolavam da pista e para o céu”, disse o CEO e presidente da Stratolaunch, Zachary Krevor.
A Stratolaunch foi fundada em 2011 pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen, para lançar foguetes no espaço a partir do ar. Allen morreu em 2018, apenas seis meses antes do primeiro voo de teste do Roc em abril de 2019. Mais tarde naquele ano, a Stratolaunch foi comprada pela Cerberus Capital Management e mudou para uma plataforma de lançamento aéreo para pesquisa hipersônica.
A empresa está desenvolvendo uma série de veículos Talon como bancos de ensaio para voos hipersônicos que podem atingir velocidades de até Mach 6, ou seis vezes a velocidade do som.
O voo de sexta-feira com o Talon marcou oito voos do Stratolaunch de sua aeronave transportadora, mas o primeiro a transportar um veículo hipersônico. Se o teste de lançamento, marcado para dezembro, for bem-sucedido, a Stratolaunch testará seu primeiro veículo hipersônico, o Talon-A TA-1, em voo, em 2023.
A Stratolaunch também está construindo duas aeronaves hipersônicas avançadas, o TA-2 e o TA-3, que são projetadas para totalmente poderem ser reutilizadas. “
O canal da NASA no Youtube transmitiu a decolagem, vide abaixo.