Maior avião do mundo com propulsão de hidrogênio decola pela primeira vez

O maior avião equipado atualmente com um motor elétrico movido a hidrogênio fez seu primeiro voo hoje, abrindo uma nova era na aviação.

Divulgação

Este avião Dornier 228, que leva até 19 passageiros, era originalmente um turboélice movido a querosene de aviação, mas foi modificado pela empresa ZeroAvia que colocou um motor elétrico movido a hidrogênio. E ele decolou hoje pela primeira vez no Aeroporto de Cotswold no Reino Unido, e voou por 10 minutos sem nenhum problema.

O motor esquerdo está equipado com o novo motor desenvolvido pela ZeroAvia, já o motor direito está mantido o Honeywell TPE-331, que é original do Dornier 228.

A expectativa é que o modelo seja colocado para certificação ainda este ano e ela seja concluída em 2025. O novo motor produz 2 megawatts, mas a ideia é chegar a um motor com 5 MW gerados, podendo equipar aviões maiores que levam até 90 passageiros.

Este é o segundo avião a voar com o projeto da ZeroAvia, o primeiro foi em 2021 com o turboélice monomotor Piper Malibu que leva até 6 pessoas e realizou um total de 30 voos com um motor a hidrogênio que produz 250 kilowatts de potência. Veja abaixo imagens do voo hoje do Dornier modificado:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias