Mais 36 foram formados no Curso de Operador de Drone da Academia Estadual de Segurança Pública do CE

Imagem: Divulgação

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou ontem, 21 de novembro, que mais duas turmas do Curso de Operador de Drone foram concluídas na segunda-feira, 20, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

A formação envolveu 36 alunos, entre profissionais das Forças de Segurança e servidores de outras pastas do Governo do Estado, com 44 horas/aula. Os alunos foram capacitados para o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), também chamadas de drones, o que inclui desde a compreensão da legislação vigente ao treino e à prática de pilotagem.

Essa formação permite ao concludente estar preparado para montagem e manutenção do equipamento, noções de segurança e outros conteúdos, como a utilização do aparelho integrado a câmeras de filmagem e máquinas fotográficas.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O 3º sargento PM Camilo, lotado na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Polícia Militar do Estado do Ceará, comentou:

“O curso foi de suma importância e de grande valia para a segurança pública. É uma tecnologia que está numa crescente, é importante estar capacitando seus profissionais, tanto em legislação quanto em segurança. Como dito pelos nossos instrutores, não é só um brinquedo, é um equipamento de grande importância”.

Já o soldado BM Roger, da 1ª Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar, aponta que os drones devem permitir avanços nas operações rotineiras da corporação:

“Nós, bombeiros, vemos a necessidade de conseguir essa tecnologia. Quanto mais equipamentos, melhor para cada companhia. Isso vai nos auxiliar nas atividades diárias. Além de aumentar as chances de encontrarmos vítimas, vamos reduzir os riscos que os bombeiros podem correr em determinadas situações. O curso é extremamente importante para a gente adquirir esse conhecimento. O conhecimento vai ser utilizado e repassado aos companheiros”.

Outro membro das forças de segurança que participou da formação foi o inspetor Narcélio Nascimento, da Polícia Civil. Ele disse:

“Esse curso é de suma importância, tanto para a polícia como para todas as vinculadas. Essa formação vem trazendo vários benefícios para as instituições e para toda a sociedade cearense. Agradeço à Aesp e à SSPDS por esse curso maravilhoso”.

Imagem: Divulgação

O Curso de Operador de Drone também recebeu servidores de pastas além das forças coirmãs vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), a exemplo da arquiteta Jéssica Silveira, da Secretaria das Cidades. Ela comentou:

“Esse curso foi de extrema importância para nossa secretaria, no acompanhamento, no mapeamento e na fiscalização das nossas obras, beneficiando todos os cearenses. Aqui, tivemos acompanhamento de profissionais capacitados, que passaram todo o conhecimento para a gente, desde legislação, segurança, aulas práticas. Foi um curso muito importante. Vamos aplicar todos os conhecimentos”.

Em 2023, já são três turmas formadas por operadores de drones na Academia Estadual de Segurança Pública de Ceará.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias