Manual de voo do Embraer Praetor foi revisado para alertar pilotos de novo risco de pouso brusco

Divulgação – Embraer

As autoridades brasileiras determinaram a revisão do manual de voo dos jatos executivos Embraer EMB-545 e EMB-550 – Praetor 500/600 – para alertar os pilotos sobre os riscos de aterrissagem brusca devido à interferência no sistema de proteção contra estol.

A diretiva da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que exige conformidade em apenas cinco dias a partir de 26 de fevereiro, requer um aviso de que “as entradas de controle de inclinação rápidas e grandes devem ser evitadas” se o limitador de ângulo de ataque estiver acionado.

De acordo com a diretiva, tais ações podem “impedir ou atrasar” o desengate do limitador. Este dispositivo tem como objetivo proteger a aeronave de estol em baixa velocidade, restringindo o ângulo máximo de ataque.

O limitador é acionado quando o ângulo de ataque excede um certo limite ou a velocidade indicada cai abaixo de um valor específico na escala de velocidade. Nesses casos, o piloto automático se desliga e os controles de inclinação direta passam a controlar o ângulo de ataque.

No entanto, a ANAC afirma que se o limitador permanecer ativo durante o arredondamento para pouso, a resposta de inclinação pode se tornar reduzida. Em condições de abordagem em “condições de ar instável”, essa falta de resposta pode resultar em alta taxa de descida enquanto a aeronave está próxima do solo.

A ANAC refere-se a um evento recente ocorrido nos EUA, onde uma aterrisagem brusca nessas condições resultou em “danos substanciais”, com o limitador permanecendo acionado até o toque.

Embora o órgão regulador não tenha especificado detalhes, os investigadores americanos estão averiguando um acidente na aterrisagem que envolveu um EMB-545 da Flexjet, ocorrido em setembro de 2023, quando a aeronave começou a saltar na aproximação para o aeroporto St Simons Island, na Geórgia.

O piloto foi visto movimentando a alavanca do sidestick “para frente e para trás excessivamente”, antes de comentar que a aeronave não estava respondendo aos comandos.

Além do alerta sobre as entradas de inclinação, a diretiva da ANAC também ordena alterações nas seções do manual de voo sobre velocidades de aproximação e uso do acelerador automático. Ela também contém informações afirmando que, se o limitador de ângulo de ataque for acionado durante a aproximação e antes da iniciação do arremate, a aproximação deve ser considerada instável e uma interceptação efetuada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias