Início Variedades

Marcus, o piloto do 1º voo de um caça Gripen no Brasil, partiu para altitudes muito mais elevadas nesta semana

Imagem: Divulgação / Saab

Em setembro de 2020, o AEROIN mostrou que Marcus Wandt, que trabalha como Piloto Chefe de Testes na sueca Saab, foi o primeiro piloto a alçar voo em território brasileiro com um caça F-39 Gripen, o mais recente vetor do Força Aérea Brasileira (FAB), desenvolvido em parceria entre a fabricante europeia e a Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Depois, já em 2022, o AEROIN também trouxe aos leitores a informação de que o piloto sueco passou a fazer parte das fileiras da Agência Espacial Europeia (ESA) como astronauta.

E agora, durante a noite da quinta para a sexta-feira, 18 e 19 de janeiro, Marcus iniciou sua jornada do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, até a Estação Espacial Internacional, ISS, a cerca de 400 km de altitude. A viagem ocorreu a bordo da espaçonave Dragon da SpaceX, lançada por um foguete Falcon 9, também da SpaceX, conforme as cenas do vídeo a seguir:

A Saab é um dos cofinanciadores do projeto, que visa garantir que a Suécia permaneça na vanguarda da investigação espacial. Na ISS, Marcus Wandt conduzirá pesquisas sobre a ausência de gravidade e contribuirá para a compreensão de como os humanos podem viver e trabalhar fora da Terra.

“Este é um evento significativo e importante para a Suécia e para a Saab; o espaço está se tornando uma área cada vez mais importante para a Suécia e para as nossas capacidades de defesa. O foco da Saab na inovação e tecnologia avançada significa que estamos agora contribuindo para pesquisas e desenvolvimento importantes na área espacial. Estamos orgulhosos de que um dos nossos funcionários seja agora o terceiro sueco no espaço e estamos ansiosos para acompanhar o seu trabalho”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

Durante o outono de 2022, Marcus Wandt foi selecionado para o programa espacial da Agência Espacial Europeia (ESA). Na primavera de 2023, foi confirmado que ocorreria uma viagem espacial e Marcus Wandt se tornaria o primeiro astronauta do projeto da ESA. Com isso, ele está atualmente afastado de sua função como Piloto Chefe de Testes do Gripen na Saab.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile