Início Aviação Militar

Marinha do Brasil fala da atuação dos Esquadrões HA-1 e HU-2 no exercício com Porta-Aviões dos EUA no litoral brasileiro

AH-15B Super Cougar do Esquadrão HU-2 operando no Porta-Aviões dos EUA – Imagem: Divulgação Marinha do Brasil

Nesta semana, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Marinha do Brasil (MB), divulga conteúdos que abordam a participação de alguns de seus esquadrões no exercício realizado em maio, durante a passagem do Porta-Aviões nuclear dos Estados Unidos da América pelo litoral do Brasil.

A Operação “Southern Seas – 2024” foi um exercício conjunto das Forças Navais do Comando Sul dos Estados Unidos (4ª Frota) com a Marinha do Brasil (MB), contando com a participação do Porta-Aviões USS “George Washington” (CVN 73) e de navios e aeronaves da MB.

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) participou da Operação no período de 15 a 20 de maio, com uma aeronave AH-11B “Super Lynx” embarcada na Fragata “União”.

AH-11B Super Lynx no Porta-Aviões dos EUA – Imagem: Divulgação Marinha do Brasil

Durante a comissão, a aeronave foi empregada em voos de esclarecimento diurno e noturno e exercícios de ataques coordenados entre navio-aeronave, explorando os métodos de OTHT (Over-The-Horizon Target, ou Alvo Além Do Horizonte). Adicionalmente, foram realizadas Qualificações e Requalificações de Pousos a Bordo (QRPB), pousos nos navios americanos, “Cross Deck”, e manobras de Pick-up e VERTREP.

Segundo a Marinha, a participação do EsqdHA-1 na Operação “Southern Seas – 2024” demonstra sua capacidade de operar em conjunto com marinhas de outras nações, especialmente com a Marinha dos Estados Unidos, elevando assim o padrão de prontidão e eficácia dos meios envolvidos.

Além do HA-1, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou da Operação nos dias 18 e 19 de maio, com uma aeronave AH-15B “Super Cougar”.

Foram realizados exercícios entre as duas Marinhas, dentre eles o adestramento da tripulação para pouso a bordo, ao realizar o transporte administrativo de Oficiais.

Dessa forma, a “Southern Seas – 2024” constituiu excelente oportunidade para aprimorar os procedimentos e adestramentos das tripulações dos meios da MB, contribuindo para cooperação e a diplomacia naval entre os dois países.

Informações da Marinha do Brasil