Mercado aéreo prevê 8.800 serviços de revisões de motores em 2024 e 9.000 em 2025

Seguindo a previsão do setor de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão, na sigla em inglês) de que são esperadas mais de 8.800 revisões de motores em 2024, e quase 9.000 em 2025, o setor da aviação se prepara para uma era de vida útil prolongada dos ativos.

Em um cenário de aviação em constante mudança, a demanda tem superado consistentemente a produção, observa o CEO da Locatory.com, Toma Matutyte. Os dados da empresa sugerem que o impulso para serviços de “lean MRO” continuará em um mercado de reposição estendido e ágil.

“À medida que as desativações de aeronaves são adiadas e a demanda supera a produção, a quantidade total prevista permanece inalterada. A idade média das aeronaves em serviço é de 12 anos, com uma idade média prevista de aposentadoria de 22 anos. Essa mudança na indústria ressalta a importância primordial do gerenciamento ágil de ativos. As previsões indicam um aumento impressionante nas visitas de motores às oficinas e em suas revisões para 2024, necessitando da aplicação estratégica de tecnologia para atender a essa demanda crescente”, explicou o CEO.

O aumento previsto de revisões destaca ainda mais a importância de um MRO eficiente na gestão de ativos. Quase 7.700 revisões de motores estão previstas globalmente em 2023, e números ainda maiores são projetados para 2024 e 2025, totalizando mais de 8.800 e quase 9.000 visitas à oficina, respectivamente.

Espera-se que o MRO de motores corresponda a cerca de 45% de todo o mercado de reposição comercial. As visitas globais às oficinas de motores ainda estão abaixo dos níveis pré-COVID-19, apesar das tentativas de aumentar a capacidade, com a indústria buscando atingir os níveis pré-pandemia até o segundo semestre de 2024.

A cadeia de fornecimento de MRO de motores tem enfrentado dificuldades contínuas, como limitações na fabricação, prazos de entrega prolongados e escassez de materiais, agravada por acontecimentos internacionais. O mercado pós-venda deve aumentar a eficiência e a contenção de custos para satisfazer a procura em 2024 e 2025.

De acordo com Matutyte, a indústria da aviação está em um momento crucial em que a proposta de valor do custo total de propriedade para os clientes deve ser elevada por meio de soluções de MRO enxutas e econômicas.

“A vida útil prolongada das aeronaves em serviço apresenta um desafio formidável e uma oportunidade extraordinária no segmento de reposição. À medida que os operadores enfrentam a realidade de estender o serviço das aeronaves além das idades tradicionais de aposentadoria, o gerenciamento ágil de ativos torna-se a chave para o sucesso”, afirma Matutyte.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias