Início Acidentes e Incidentes

Mesmo AN-26 que passou reto no pouso há 15 meses, faz de novo e quase atinge casa

Aeronave parada próxima a uma residência – Imagem: The Aviation Herald

Um incidente envolvendo o antigo Antonov AN-26 da empresa aérea Air Kasaï foi registrado na última terça-feira (11), no qual a aeronave sofreu uma excursão de pista durante seu pouso.

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave, registrada sob a matrícula 9S-AFP, estava realizando um voo de carga de suprimentos médicos para o combate à malária de Kinshasa para Lisala, ambas localidades na República Democrática do Congo.

Durante o pouso na pista 05 do aeródromo, sob condições de fortes ventos e chuva, a aeronave tocou o solo de cascalho, mas não conseguiu parar até o final do percurso, de cerca de 2.200 metros. A pista do local era pavimentada com asfalto há 33 anos, mas nunca foi reparada.

O bimotor ultrapassou o final da pista, parando cerca de 200 metros após seu final em uma propriedade privada e muito perto de uma residência. Não houve feridos e a aeronave sofreu danos substanciais no nariz e no trem de pouso frontal.

Imagem: The Aviation Herald

Esta é a segunda excursão de pista da aeronave em 15 meses. Conforme reportado pelo AEROIN em 17 de janeiro de 2022, o mesmo AN-26 estava levando trinta pessoas, além de dois corpos de pessoas que morreram, até Lodja, também na República Democrática do Congo. Durante o pouso, a aeronave saiu da pista por cerca de 30 metros e ficou presa em superfície irregular em meio ao matagal. Ninguém se feriu no incidente.

Leia mais:

Sair da versão mobile