Metalúrgicos da Embraer iniciam greve, com paralisação da produção em São José dos Campos (SP)

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SindmetalSJC) informa nesta terça-feira, 3 de outubro, que os metalúrgicos da fabricante aeronáutica Embraer, em São José dos Campos, entraram em greve hoje.

Imagens feitas pelo Sindicato nesta manhã mostraram que centenas de funcionários estavam parados em frente à entrada principal da empresa no momento da gravação do vídeo:

A deflagração da greve ocorre após os profissionais terem rejeitado a proposta da empresa, que, segundo o Sindicato, oferece apenas reposição da inflação aos salários, de 4.06%, e redução de direitos.

Os trabalhadores reivindicam aumento real e renovação da convenção coletiva.

Em comunicado, o SindmetalSJC afirma que a greve paralisa 100% da produção, e que outras informações serão disponibilizadas em breve.

O Sindicato havia informado previamente que a proposta da Embraer para os trabalhadores não condiz com os números registrados nos relatórios da empresa, uma vez que, no segundo trimestre, houve um crescimento de 87,03% no lucro líquido, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de entregas de aeronaves cresceu 34% no primeiro semestre deste ano e houve resultado positivo em todos os segmentos, com exceção dos modelos E175 e Phenon 100, que mantiveram o volume de entregas de um ano para o outro.

A associação destacou também que a Embraer possui cerca de 9 mil trabalhadores em São José dos Campos e é beneficiada com recursos públicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, somente entre 2020 e 2023, liberou R$ 3,7 bilhões para a empresa.

“Não podemos admitir que uma empresa que recebe financiamentos públicos bilionários mantenha trabalhadores sem direitos garantidos em convenção coletiva. Isso ameaça inclusive a segurança dos aviões. Já são cinco anos em que os funcionários da Embraer estão sem aumento real e sem convenção. O aviso está dado: não vamos aceitar retirada de direitos e reajuste apenas pela inflação”, afirmou o diretor do Sindicato, Herbert Claros.

Atualização – Suspensão da greve

O SindmetalSJC informa que os trabalhadores da Embraer decidiram suspender a greve iniciada às 5h45 desta terça-feira. A decisão foi tomada, às 9h, em razão da presença de um forte contingente da Polícia Militar e de seguranças da empresa, que, segundo o Sindicato, desde o início da mobilização, coagiam e filmavam os grevistas.

“O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, repudia o método usado pela Embraer para intimidar os trabalhadores que exerciam o seu legítimo direito à greve. Apesar disso, a luta em defesa do aumento real de salário e renovação de direitos continua. Uma nova assembleia vai acontecer, às 15h, na entrada dos funcionários do segundo turno, quando o Sindicato irá propor nova paralisação”, afirmou o SindmetalSJC.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FTAI Aviation anuncia a execução de um contrato de manutenção sobre...

0
A FTAI Aviation anunciou a execução bem-sucedida de um Contrato de Energia Perpétua com a Latam. O acordo fornece ao LATAM uma