Início Empresas Aéreas

Microsoft assina mega contrato com o grupo da British Airways e Iberia para compra de 14.700 toneladas de SAF

Avião Boeing 787-9 British Airways
Boeing 787-9 – Imagem: Aero Icarus / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

O International Airlines Group (IAG), das companhias aéreas British Airways e Iberia, entre outras, e a Microsoft informam que assinaram o maior contrato de compra cofinanciada de combustível sustentável de aviação (SAF) para reduções de emissões, onde ambas as partes financiam parte do custo do fornecimento.

O programa de SAF do IAG comprometeu US$ 865 milhões em futuras compras e investimentos até o final de 2022 e tem como meta atender 10% de suas necessidades de SAF até 2030. O grupo está financiando acordos de fornecimento, bem como investimentos para acelerar a produção de SAF, inclusive na instalação de produção de resíduos para combustível de Nova Pangea, no Reino Unido.

A Microsoft cofinanciará 14.700 toneladas de compra de SAF do IAG em 2023, o suficiente para abastecer totalmente aproximadamente 300 voos de Boeing 787 da British Airways entre Londres, na Inglaterra, e Seattle, nos Estados Unidos. Este acordo permitirá que a Microsoft reduza suas emissões e progrida em direção à sua meta de ser negativa em carbono até 2030.

“Reduzir as emissões da aviação por meio de esforços de descarbonização como este, ao mesmo tempo em que reconhece os benefícios sociais e econômicos de voar, exige maior comprometimento de todas as partes interessadas”, disse Julia Fidler, líder de sustentabilidade ambiental da Microsoft. “Este acordo representa um novo marco na compra de SAF, que permitirá à Microsoft abordar as emissões de nossas viagens de negócios e frete para nossa cadeia de suprimentos de nuvem, ajudando a financiar o desenvolvimento futuro de SAF e dimensionar o mercado como um todo.”

O SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e resíduos alimentares, que será certificado pela ISCC (International Sustainability & Carbon Certification – Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono), será fornecido às companhias aéreas do IAG (British Airways, Aer Lingus, Iberia e Vueling) que operam nos aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, durante 2023.

O IAG tem trabalhado com a indústria da aviação em sua campanha para obter mais apoio político do governo para estimular o investimento na produção de SAF. Com o apoio político certo, 30 usinas de SAF poderiam ser construídas no Reino Unido e na Europa nos próximos oito anos, evitando emissões de sete milhões de toneladas de CO2 anualmente até 2030.

Jonathon Counsell, chefe de sustentabilidade do IAG, disse: “O desenvolvimento do SAF é fundamental para a descarbonização de longo prazo de nossa indústria. Parcerias comerciais fortes como essa ajudarão a estimular o investimento global necessário para construir e sustentar um mercado SAF comercialmente viável. Temos o prazer de ver organizações de alto nível como a Microsoft liderando o caminho.”

Sair da versão mobile