Modelo que a Helibras oferece às Força Armadas do Brasil, o Airbus H145M ganha mais um cliente, a Bélgica

Imagem: Divulgação Airbus

A Airbus informa que o Reino da Bélgica vai adquirir 15 helicópteros multi-função H145M para o exército e outros dois helicópteros, além de três opções de compra, para a Polícia Federal. O contrato foi assinado entre a Airbus Helicopters e a Agência de Apoio e Aquisição da OTAN (NSPA), em nome da Bélgica.

O H145M é uma aeronave militar multi-função que oferece uma ampla gama de capacidades de missão. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de um papel de ataque leve, com armas balísticas e guiadas axiais e um sistema de autoproteção de última geração, para uma versão de operações especiais, incluindo equipamento de rapel rápido.

Os pacotes de missão abrangentes incluem capacidades de içamento e carga externa. Além disso, o H145M inclui opções para futuras capacidades de missão, incluindo links de dados, sistemas de comunicação adicionais e digitalização de capacidades de missão.

Estamos orgulhosos de que a Bélgica esteja se juntando à crescente comunidade de usuários do H145M,” disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Na Europa, o robusto helicóptero multi-função está se tornando a referência para capacidade de transporte aéreo tático, operações especiais e missões de evacuação médica. Temos certeza de que o H145M rapidamente se tornará um ativo chave no portfólio de defesa e segurança belga.

O H145M é a versão militar do comprovado helicóptero leve bimotor H145. A frota global da família H145 já acumulou mais de sete milhões de horas de voo. É utilizado por forças armadas e de aplicação da lei em todo o mundo para as missões mais exigentes.

A Alemanha já opera 16 helicópteros H145M LUH SOF e oito helicópteros H145 LUH SAR, e recentemente encomendou até 82 helicópteros adicionais deste tipo. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota. Outros operadores atuais do H145M são Hungria, Sérvia, Tailândia e Luxemburgo. O Chipre encomendou seis aeronaves, assim como Brunei e o Reino Unido.

Além disso, a Helibras, subsidiária brasileira do grupo Airbus, está oferecendo o H145M para as Forças Armadas do Brasil, como já mostrado pelo AEROIN recentemente.

Movido por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M está equipado com controle digital total de autoridade do motor (FADEC). Além disso, o helicóptero está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com a gestão inovadora de dados de voo, inclui um piloto automático de alto desempenho de 4 eixos, que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145M o helicóptero mais silencioso em sua classe.

Com informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias