Moderando dois painéis, ANAC participou de conferência sobre segurança da aviação civil nos EUA

Imagem: Divulgação ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que participou da FAA-EASA Safety Conference, realizada de 11 a 13 de junho, em Washington, nos Estados Unidos da América. O evento reúne líderes, representantes da indústria e autoridades da aviação civil de todo o mundo para discutir questões relativas à segurança da aviação internacional.

Na conferência deste ano, a ANAC foi convidada para moderar dois painéis, o “Enhancing Efficiency with TSO/ETSOs”, coordenado pelo superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato, e “The Future of Flight Simulation for Training”, moderado pelo superintendente de Padrões Operacionais, Bruno Diniz Del Bel.

A delegação da Agência aproveitou a conferência para fortalecer e explorar novas parcerias com outras autoridades da aviação civil. Como resultados, foram firmados quatro novos documentos de cooperação:

– Assinatura do Technical Arrangement (TA-AC) com a autoridade de Singapura (CAAS);

– Assinatura de uma emenda ao ANAC-FAA IPA;

– Assinatura de emenda ao Memorandum of Understanding com autoridade da Suíça (FOCA); e

– Revisão do Terms of Reference entre ANAC e a autoridade do Canadá (TCCA).

Assinatura do Technical Arrangement (TA-AC) com a autoridade de Singapura (CAAS) – Imagem: Divulgação ANAC

Além disso, foram discutidas importantes agendas de cooperação na certificação de produtos com as autoridades do Japão, China, Emirados Árabes Unidos, União Europeia, Reino Unido e com o Certification Management Team (CMT), grupo que reúne ANAC, Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Union Aviation Safety Agency – EASA), Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA) e Autoridade de Aviação Civil do Canadá (Transport Canada Civil Aviation – TCCA).

Um dos temas da conferência desse ano foi sobre como as autoridades estão organizando e estruturando os seus regulamentos para acomodar futuramente o sistema de mobilidade aérea avançada, que trata de soluções para acomodar o tráfego dos veículos elétricos de pouso e decolagem na vertical (Electric Vertical Take-Off and Landing – eVTOLs).

Informações da ANAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Portugal comprará em breve aviões A-29 Super Tucano da Embraer

0
A Embraer deverá em breve ter a sua primeira venda do Super Tucano no padrão OTAN, com a Força Aérea Portuguesa adquirindo o modelo.