Monitoramento da segurança operacional da aviação do Brasil tem novos painéis abertos pela ANAC ao público

Imagem: Dall E

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, que abriu para o público duas novas ferramentas para consulta de indicadores relativos ao Plano Nacional de Segurança Operacional para a Aviação Civil (PNSO) 2023-2025.

Uma delas é o painel de acompanhamento do PNSO, que traz as informações sobre o desempenho do Estado Brasileiro em relação aos objetivos, metas e indicadores do PNSO.

Este monitoramento é uma iniciativa do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira (CSO-BR) por meio do Grupo Técnico Permanente (GTP). O CSO-BR é formado por representantes da ANAC e do Comando da Aeronáutica (Comaer), tendo como finalidade estabelecer e monitorar o nível de desempenho de segurança operacional da aviação civil brasileira.

A outra é o painel de acompanhamento do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) da ANAC. Esta iniciativa é da própria Agência como parte de seu Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE-ANAC), e está inserido no Programa Brasileiro para a Segurança Nacional da Aviação Civil (PSO-BR).

O objetivo do PSSO, de caráter cíclico e estratégico, é contribuir para a melhoria contínua da segurança operacional da aviação civil brasileira por meio da identificação de áreas de atuação prioritárias da Agência.

Sobre o PNSO

O Plano Nacional de Segurança Operacional para a Aviação Civil define os objetivos e as ações específicas a serem cumpridas em relação à segurança operacional da aviação civil brasileira.

O plano atual vigora entre os anos de 2023 e 2025, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo CSO-BR, em alinhamento com as iniciativas internacionais. O objetivo do plano é garantir os mais altos padrões de segurança nas operações aéreas.

Informações da Agência Nacional de Aviação Civil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias