Motociclista escapa por pouco após ser atingido por avião em manobra de pouso

Foto: Congo Airways via Facebook

Um motociclista escapou por pouco enquanto cruzava a pista do aeroporto de Lubumbashi, na República Democrática do Congo, quando um avião que transportava 23 pessoas o atingiu durante o pouso. Segundo apurou a AFP, o condutor da motocicleta teve apenas arranhões.

A aeronave envolvida no incidente foi um turboélice Bombardier Dash-8-Q400 (matrícula 9S-AAN) pertencente à Congo Airways e procedente de Mbuji-Mayi. Fotos publicadas em redes sociais mostram o que teria sobrado da moto, mostrando que não foi apenas um pequeno contato, mas uma colisão grave.

O chefe do gabinete do Ministério dos Transportes da República Democrática do Congo confirmou a ocorrência em uma nota, citando grandes danos materiais, embora detalhes não tenham sido fornecidos. As autoridades acrescentaram que investigações estão em andamento “para determinar as falhas administrativas e de segurança que deram origem ao infeliz incidente”.

A AFP cita que incidentes semelhantes são regularmente relatados em aeroportos na República Democrática do Congo, envolvendo pessoas e animais na pista. Tal falta de segurança reflete no status do país, cujas companhias aéreas encontram-se na lista de empresas proibidas de voar na União Europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

No dia que Lula criticou assédio da Boeing, fabricante abriu mais...

0
No mesmo dia em que Lula criticou o assédio da Boeing contra os engenheiros da Embraer, a fabricante americana abriu mais vagas no Brasil.