Motores GEnx, dos Boeings 787 e 747-8, atingem marca histórica com 50 milhões de horas de operação

Imagem: GE Aerospace

A GE Aerospace informa que sua família de motores GEnx chegou à marca de 50 milhões de horas de voo em menos de 12 anos desde a entrada em serviço. Segundo a fabricante, trata-se de uma taxa recorde histórica para um motor de aeronave comercial de fuselagem larga (widebody).

A versão GEnx-1B, que equipa a família Boeing 787 Dreamliner, acumulou quase 32 milhões de horas desde que entrou em serviço em 2012. Já a GEnx-2B acumulou 18 milhões de horas desde que entrou em serviço em 2011 no Boeing 747-8.

A família de motores GEnx está atualmente em serviço com mais de 70 operadoras em todo o mundo e tem uma média de mais de 450.000 horas de voo mensais. Assim, alcançou a marca de 50 milhões de horas de voo mais rápido do que as outras linhas de motores de aviões widebody.

A família GEnx de alto empuxo também é a mais vendida na história da GE, com quase 3.000 motores em serviço e em carteira de pedidos, incluindo unidades sobressalentes.

“Estamos entusiasmados com o desempenho e a resistência do motor GEnx”, disse Dave Kircher, gerente geral do programa GEnx da GE Aerospace. “Agradecemos a todos os nossos valiosos clientes por ajudar o motor GEnx a atingir esse marco e esperamos pelas próximas 50 milhões de horas de desempenho distinto com operadoras em todo o mundo.”

Conforme explica a fabricante, representando um salto gigantesco na tecnologia de propulsão, o GEnx usa materiais leves e duráveis e processos de design avançados para reduzir o peso, melhorar o desempenho e diminuir a manutenção.

Dessa forma, com sua eficiência elevada, o GEnx viabilizou algumas das rotas aéreas mais distantes do mundo, incluindo um voo de distância recorde em 2020 entre Papeete, na Polinésia Francesa, e Paris, na França, cobrindo uma distância de 15.715 quilômetros / 8.485 milhas náuticas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias