Mulher trans se irrita após companhia aérea Latam chamá-la de “Alexandre”

A Latam Airlines tem se visto em meio a uma polêmica nas redes sociais nos últimos dias, após chamar uma mulher trans de “Alexandre” em um e-mail de aniversário. A reclamação foi publicada por Maitê Schneider, 51, empresária e consultora de inclusão e diversidade, em seu perfil na rede social profissional LinkedIN e ganhou grande repercussão.

“Hoje faço 51 anos de idade – e novamente recebo de presente da Latam Airlines: um e-mail me chamando de ALEXANDRE. Alexandre não existe mais civilmente e legalmente há mais de 20 anos, mas para a Latam continua existindo, mesmo em minha última tentativa aqui no Linkedin terem me prometido que não aconteceria mais, nem comigo e nem com outras pessoas trans”, disse Schneider.

Infelizmente mentira. Infelizmente aconteceu sim novamente e em menos de uma semana. Latam, o que vocês estão fazendo é criminoso, é constrangedor, é embaraçoso. Vocês estão transformando uma viagem que é para ser de presente e prazer, em um verdadeiro inferno. O que mais vocês dirão agora? O que esperar de uma empresa que trata clientes desta forma? Até quando Jerome Cadier?“, concluiu com indignação.

A Latam, por sua vez, se pronunciou através de seu perfil, dizendo: “Maitê, não existe espaço para um erro repetido desses por parte da Latam. Lamentamos profundamente pelo erro e os impactos causados, e ativamos todos os nossos recursos para identificar a causa da nossa falha e a solucionarmos definitivamente”.

Em nota, a Latam disse que “lamenta este novo equívoco. A companhia trabalhou para corrigir o nome da cliente em todas as suas bases de dados e vai novamente buscar corrigir esse erro de uma vez por todas”.

Na semana passada, a mesma passageira já havia reclamado da Latam após ter dificuldades para trocar seu nome no sistema da empresa. Veja abaixo uma captura de tela do LinkedIN. Para ver a publicação completa, comentários e o vídeo, acesse por aqui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias