Mundial de Surfe em Saquarema (RJ) terá atração especial fora das ondas, com a Esquadrilha da Fumaça

O Vivo Rio Pro 2023, etapa mundial da Liga Mundial de Surfe (WSL – World Surf League), que acontecerá no município de Saquarema, no Rio de Janeiro, entre 23 de junho e 1 de julho, contará com uma atração especial, mas que acontecerá no céu ao invés do mar.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, informa que fará uma demonstração com suas aeronave Embraer A-29 Super Tucano no dia 25, domingo, às 16h00.

Com a confirmação da ação, a WSL se junta ao grupo de maiores eventos esportivos do mundo que recebem apresentações militares, como o Super Bowl e o Grande Prêmio de Fórmula 1. Além de um marco histórico em competições mundiais de surfe, a Esquadrilha da Fumaça vai realizar o show pela primeira vez em Saquarema.

“Receber a Esquadrilha da Fumaça, algo tão simbólico e representativo para grandes eventos, no Vivo Rio Pro 2023 é uma honra e motivo de grande orgulho para nós da WSL. É uma atração que engrandece ainda mais o evento. Esperamos que esta primeira apresentação da Esquadrilha na cidade de Saquarema seja também um presente para os fãs”, ressalta Ivan Martinho, Presidente da WSL na América Latina.

A apresentação também será uma tratativa da Força Aérea Brasileira em alusão à celebração dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”. Além da presença inédita na etapa mundial da WSL, a FAB vai preparar, durante todo o mês de julho, eventos e demonstrações aéreas com voos de aeronaves em comemoração ao “Mês Dumont”.

O Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça, afirma que realizar demonstrações a fim de divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira é a missão na Esquadrilha da Fumaça, e essa apresentação em Saquarema, após as baterias de uma etapa do circuito mundial de surfe, certamente será um momento especial.

“O público presente ainda estará com a adrenalina das manobras no mar, e será só olhar para cima e apreciar o voo acrobático com os aviões que são usados para garantir a soberania do nosso espaço aéreo”, finaliza Garcia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

GOL e Central Única das Favelas se unem em campanha para...

0
Aos interessados em prestar colaboração às vítimas das chuvas no sul do País, basta levar as doações devidamente embaladas até o