Na contramão do mundo, América Latina cresce 41% no transporte aéreo de carga: IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que as empresas aéreas da América Latina, tiveram um aumento de 40,9% nos volumes de carga em abril de 2022 em comparação com o período de 2021. Este foi o desempenho mais forte de todas as regiões do mundo pesquisadas pela organização.

As companhias aéreas da América do Sul, Central e Caribe demonstraram otimismo ao introduzir novos serviços e capacidade e, em alguns casos, investiram em aeronaves adicionais para carga aérea. Todas as outras regiões do planeta apresentaram resultado negativo, sendo a Ásia-Pacífico a mais afetada, 15,8% menos carga transportada que em abril de 2021.

Somente nos quatro primeiros meses de 2022, as empresas latinas registraram 24,6% de aumento na demanda por carga. A região foi responsável por evitar um saldo global negativo ainda pior em 2022, já que, no mesmo período, apenas a África também teve resultado positivo, com 3,2% de aumento. Em todo o mundo, esse índice ficou em -33%.

Já a capacidade das aeronaves para carga em abril aumentou 67,8% em relação ao mesmo mês de 2021, disparadamente o melhor desempenho do mundo. Apenas América do Norte Oriente Médio também tiveram resultados positivos nesse quesito, com expansão de 5,2% e 6%,respectivamente.

De janeiro a abril, a América Latina registrou 33,3% de crescimento na capacidade por carga aérea. A América do Norte teve o segundo melhor desempenho do período, 6,9% de aumento.  

Informações da IATA

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias