NASA concede à GE Aerospace contrato para seguir criando a próxima geração de motores de aeronaves comerciais

Vista aberta de um motor turbofan de avião – Imagem: NASA

A GE Aerospace informa que a NASA lhe concedeu um contrato para a Fase 2 do programa HyTEC (Hybrid Thermally Efficient Core, ou Núcleo Híbrido Termicamente Eficiente), apoiando o desenvolvimento contínuo de tecnologia para a próxima geração de motores de aeronaves comerciais.

O objetivo do programa é melhorar significativamente a eficiência de consumo de combustível e reduzir as emissões em comparação com os motores atuais. O novo contrato baseia-se no trabalho concluído na Fase 1 do HyTEC para compressores de alta pressão (HPC – High-Pressure Compressor) e aerodinâmica avançada de turbinas de alta pressão (HPT – High-Pressure Turbine), bem como o combustor.

Imagem: NASA

A Fase 2 amadurecerá tecnologias para um teste de demonstração do core ainda nesta década. Os testes também serão expandidos para incluir avaliação de combustão de 100% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Além disso, a GE Aerospace explica que avançará ainda mais no que há de mais moderno em integração de motores de sistemas elétricos híbridos. Os testes elétricos híbridos no HyTEC Fase 2 baseiam-se nos esforços contínuos da GE Aerospace para desenvolver mais motores elétricos, incluindo a Demonstração de Extração de Potência de Motor Turbofan (Turbofan Engine Power Extraction Demonstration) da NASA, anteriormente premiada na primeira fase do HyTEC.

A GE Aerospace e a NASA são parceiras há mais de 50 anos na aceleração da introdução de inovações na indústria da aviação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias