Negociações entre Lufthansa e ITA estão a todo vapor e acordo pode ser assinado em março

Após semanas de negociação, a ITA Airways e a Lufthansa finalmente estariam próximas de um acordo preliminar para colocar a alemã como participante minoritário, detentor de 40% das ações da companhia aérea italiana. Os outros 60% ficariam, a princípio, com o governo da Itália, atual dono da empresa. Segundo o eTurbo News, um acordo já pode ser assinado em março.

A Lufthansa vê nisso a oportunidade de tornar rentável uma companhia aérea que, na sua vida pregressa, a Alitalia, quase nunca dava lucro. Ao assumir a minoria das ações, a Lufthansa poderá ter acesso a um mercado de 19 bilhões de euros (em números de 2019) e, com os aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, o grupo alargará a sua presença numa zona que abrange 19,5 milhões de pessoas e 737 bilhões de euros de PIB.

A Direção-Geral da Concorrência da UE estaria em discussão informal com italianos e alemães sobre o dossiê. A decisão de Bruxelas é esperada entre a segunda quinzena de julho e o início de agosto.

Uma vez aprovado o acordo, a Lufthansa poderá começar a administrar a ITA, visando imediatamente a redução de perdas por meio de sinergias comerciais e industriais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias