Uma das mais supreendentes histórias da aviação mundial, a Tragédia dos Andes, virou filme e chegará em breve na Netflix.
O acidente aconteceu em 13 de outubro de 1972 com um Fairchild F-27 (Fokker 27) da Fuerza Aérea Uruguaya, a FAU, que levava um time amador de rugby para disputar uma partida em Santiago do Chile.
Durante o cruzamento da Cordilheira dos Andes, os pilotos iniciaram a descida antes do ponto ideal e voaram em direção às montanhas, que estavam encobertas devido ao tempo ruim.
A aeronave acabou colidindo e, por causa do impacto, morreram 18 pessoas das 45 ocupantes. As 27 restantes sobreviveram, mas o resgate nunca conseguiu encontrá-los e, através do rádio, descobriram que ninguém mais iria atrás deles após 8 dias de busca.
Por falta de alimentos e sem esperança de encontrarem alguém, os sobreviventes tiveram que recorrer ao canibalismo, comendo a carne dos próprios colegas que faleceram no acidente.
Para piorar uma situação, outras pessoas morreram após uma avalanche atingir os destroços da aeronave, que serviam de abrigo, restando apenas 16 pessoas no final. Destas, duas decidiram caminhar em procura de ajuda, sabendo que ficar no local da queda não havia mais sentido após dois meses do acidente.
Após 10 dias de caminhada, conseguiram encontrar um chileno, que os ajudou e acionou as autoridades locais, para que o resgate finalmente fosse feito. Esta dramática história agora virou filme e irá estrear em breve na Netflix, que divulgou o trailer abaixo: