No dia da inauguração da pista gaúcha, TAP faz primeiro voo a Porto Alegre com o A330neo

Imagem ilustrativa

Na quinta-feira, 19 de maio, às 19h03 locais, chegou ao aeroporto de Porto Alegre o primeiro voo da TAP Air Portugal operado por um Airbus A330-900neo. A estreia foi feita com a aeronave de marca CS-TUM. Normalmente, a empresa portuguesa voa para a cidade brasileira com o Airbus A330-200 de 275 lugares, relata o site parceiro Aviacionline.

Também foi na data de ontem que a Fraport, administradora do aeroporto de Porto Alegre, recebeu aval da ANAC para estrear a extensão de 920 metros da pista de pousos e decolagens do terminal gaúcho, que permitirá operações mais longas partindo dali.

No entanto, o primeiro voo do A330neo no mesmo dia da estreia da pista foi apenas coincidência.

A TAP retomou os serviços para Porto Alegre no final de março, após 24 meses de cancelamento como resultado da pandemia de COVID-19 e suas restrições. De acordo com a plataforma de inteligência aeronáutica Cirium, a empresa continuará a voar entre Lisboa e Porto Alegre no Airbus A330-200, embora possam existir algumas exceções com o Airbus A330-900neo.

Lisboa é o único destino europeu a partir de Porto Alegre. Com relação às rotas regionais, Buenos Aires, Cidade do Panamá, Montevidéu e Punta del Este têm operações regulares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Motor de 737 pega fogo e pilotos voltam à origem para...

0
A aeronave sofreu uma falha seguido de incêndio em um dos motores e precisou retornar à origem, onde todos evacuaram por escorregadeiras.