No meio da chuva, balizador sobe em escada para guiar gigante Boeing 747-8

Um dos maiores e icônicos aviões do mundo, o Boeing 747 Jumbo já chama a atenção naturalmente pelo tamanho. Às vezes, no entanto, é necessário uma ajudinha extra para balizar o gigante. A curiosa cena abaixo foi flagrada em Shenzen, na China, durante uma forte chuva, quando dois balizadores manobraram um dos dois únicos Boeings 747-8F da Qatar Airways de uma maneira diferente.

No vídeo é possível ver que um dos balizadores está mais próximo da aeronave, sinalizando para os pilotos o ponto de parada, enquanto outro sobe numa escada de manutenção e também sinaliza.

Por causa da altura da cabine de comando do Jumbo, na medida em que o 747 vai chegando próximo ao ponto de parada, o balizador pode sair da linha de visão dos pilotos a depender do espaço que ele tem para se movimentar. Para manter a segurança, o outro balizador sobe na escada e ajuda a manobrar o Jumbo em meio ao tempo chuvoso.

Tal procedimento de balizamento é comum e todos os que já visitaram um aeroporto, pelo menos uma vez, já puderam testemunhá-lo ao vivo. O diferente dessa história foi ver o balizador sobre uma escada.

Sobre os Jumbos cargueiros da Qatar Airways. a empresa árabe programou sua vinda, pela primeira, ao Brasil, por conta de uma ocasião especial. Os jatos serão empregados no transporte dos carros de Formula 1, em seu deslocamento rumo ao Grande Prêmio do Qatar, no final desse mês de novembro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias