No Rio de Janeiro, United inaugura seu primeiro centro de manutenção de aeronaves fora dos EUA

O aeroporto RIOgaleão e a United Airlines, terceira maior empresa aérea do mundo, celebraram a inauguração oficial do primeiro hangar de manutenção de aeronaves da companhia fora dos Estados Unidos. 

O espaço, avaliado em R$ 500 milhões, contará com o maior vão livre do Brasil em uma área total de mais de 60 mil m², sendo um hangar com mais de 20 mil m² de área construída e um prédio auxiliar com mais de 12 mil m².  Essa nova operação da United Airlines e os empregos gerados reforçam o papel do RIOgaleão como motor da economia do Rio de Janeiro.

O novo hangar da United Airlines tem capacidade para receber simultaneamente seis aviões domésticos (narrow-body) e quatro internacionais (wide-body). No entanto, o principal modelo de aeronaves que serão recebidas são os Boeings 767-300 da própria empresa. A United Airlines voa para cerca de 300 destinos e conta com mais de 92 mil funcionários em todo o mundo.

“A instalação do centro de manutenção nos moldes atuais da United Airlines reforça a cadeia produtiva do setor aéreo, estimulando a instalação de outros players do mercado na área e criando um ciclo virtuoso de investimentos, emprego e renda”, comenta Alexandre Monteiro, Presidente do RIOgaleão.

Para completar o hub de manutenção com o desenvolvimento dessa indústria no aeroporto, o RIOgaleão acaba de fechar contrato com a chinesa Drayton Aerospace. A empresa vai operar em um prédio de 7 mil m² no Aeroporto Internacional Tom Jobim para oferecer os serviços de manutenção e fabricação de trens de pouso. 

Além disso, o RIOgaleão já conta com um centro de manutenção da GE Celma de 13 mil m², maior empresa de manutenção de turbinas do mundo, que no ano passado desembaraçou 387 motores no Terminal de Cargas RIOgaleão, tornando a operação fluminense da empresa uma referência para a GE Global. 

A região fluminense é reconhecida internacionalmente pela mão de obra qualificada no setor de manutenção de aeronaves. Em 1978, no hangar onde hoje a United Airlines está situada, funcionava o centro de manutenção da VEM (Varig, Engenharia e Manutenção). Em 2005, a portuguesa TAP entrou no lugar da aérea brasileira, administrando o espaço até 2022, mesmo ano em que a United fechou o contrato com o aeroporto e iniciou as obras de adequação.

“O início da operação é a conclusão de um trabalho desenvolvido durante alguns anos para trazer um player importante para a cidade, que qualifica o Rio e emprega a mão de obra especializada para contribuir efetivamente para o crescimento do estado”, acrescenta Leandro Dantas, Diretor Comercial do RIOgaleão.

Iniciado em agosto de 2014, o processo de transformação do então Aeroporto Internacional Tom Jobim recebeu investimentos de R$ 2 bilhões, tornando o RIOgaleão um aeroporto de padrão internacional, com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano, com nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta.

Informações da RIOgaleão

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

GKN vende planta de St. Louis de volta à Boeing, pondo...

0
A GKN Aerospace comprou originalmente o local da Boeing em 2001 e, nos últimos tempos, fabricou aeroestruturas exclusivamente para a