Início Empresas Aéreas

Nova companhia aérea se surpreende ao receber 3 mil candidatos a 50 vagas de piloto

Imagem: Norse Atlantic Airways

A Norse Atlantic Airways, uma recém criada companhia aérea norueguesa de baixo custo, recebeu mais de 3.000 inscrições para seus primeiros 50 cargos de piloto. O número chama atenção, como consequência dos cortes expressivos que as empresas do setor promoveram recentemente nas tripulações, na esteira dos impactos da pandemia de Covid-19.

De acordo com a rede de TV britânica BBC, que entrevistou o fundador e CEO da Norse, Bjorn Tore Larsen, o número de candidaturas é muito maior que o previsto e todos os inscritos são altamente qualificados. Muitos desses profissionais perderam os empregos durante a escassez de voos causada pela crise dos últimos dois anos.

“Na verdade, é um momento muito bom para lançar uma companhia aérea”, disse o executivo-chefe da companhia à TV inglesa. “Há uma enorme demanda reprimida. As pessoas não conseguem viajar há dois anos ou mais, principalmente entre continentes.”

A Norse começará a voar sem escalas entre Oslo, na Noruega, e Nova York-JFK, Los Angeles, Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, a partir de junho. Uma rota sem escalas entre Londres-Gatwick e Nova York-JFK também está prevista para agosto.

A companhia voará com aviões Boeing 787-9 Dreamliner anteriormente operados pela Norwegian Air, que viu sua divisão de longa distância desaparecer após seu quase colapso durante a pandemia.

Crise e oportunidade

O número de passageiros aéreos aumentou 76% até março de 2022 em comparação com o ano anterior, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Embora ainda 41% abaixo dos níveis pré-pandemia de 2019, as companhias aéreas estão com dificuldades para atender ao aumento da demanda.

Com os voos suspensos durante a fase aguda da pandemia, em 2020, o número global de passageiros caiu 60% em um ano, de 4,5 bilhões em 2019, para 1,8 bilhão. Isso resultou na falência de 55 companhias aéreas apenas naquele ano. No entanto, ao mesmo tempo, 32 novas companhias aéreas foram lançadas, disse a IATA à BBC.

Em 2021, enquanto o número de passageiros em todo o mundo se recuperou ligeiramente para 2,3 bilhões, outras 35 companhias aéreas fecharam, enquanto 57 novas foram lançadas.

Sair da versão mobile