Início Indústria Aeronáutica

Nova versão do Flight Simulator é anunciada e virá com o Airbus Beluga

Um anúncio repentino da Microsoft foi feito neste domingo, indicando a chegada de mais um game da série Flight Simulator.

Divulgação – Microsoft

Nomeado como Flight Simulator 2024, o novo jogo foi apresentado junto com várias outras novidades que chegarão para PC e Xbox até o próximo ano. Enquanto alguns jogos como Cities Skylines II podem interessar aos aviadores, o novo FS é realmente o grande chamariz do anúncio.

No trailer de anúncio, o aviador virtual é convidado a explorar uma carreira na aviação, como forma de aumentar o número de interessados em se tornar pilotos. São 17 novas carreiras e missões a serem exploradas:

  • Busca e Salvamento
  • Combate a Incêndios
  • Transporte de carga externa por helicóptero
  • Ambulância Aérea
  • Aviação Agrícola
  • Resgate em Montanha
  • Voo de salto de paraquedistas
  • Construção por via aérea
  • Treinamento militar de voo em baixa altura
  • Transporte de Grandes Cargas da Indústria Aeronáutica
  • Transporte de Cargas em Locais Remotos
  • Voos executivos com serviço VIP
  • Corrida Aérea
  • Aviação Experimental
  • Planador
  • Pesquisa Aérea (Aerolevantamento)
  • Tour de Dirigível
  • Tour de Balões de Ar Quente
  • Transporte Executivo

Dentre as novas aeronaves apresentadas estão o Airbus A330 BelugaXL, a versão modificada do A330ceo para transporte de peças de outros jatos da fabricante europeia.

Nova versão, nova expansão ou mais do mesmo?

A Microsoft se resumiu em mostrar o trailer durante a apresentação anual do Xbox e disse que “chegará em 2024 a nova geração dessa franquina lendária. Entre nesta aventura da aviação com um simulador nunca visto, desenvolvido para Xbox Series X/S e PC”. Uma data de lançamento, requisitos e como será este novo produto não foram detalhados, deixando muitas perguntas no ar.

Se destaca que quase toda a lista de novos conteúdos já faz parte do atual Flight Simulator 2020 ou de alguma edição anterior da franquia, ou até de missões e aviões feitos por produtoras externas, os chamados add-ons. Os gráficos também são praticamente similares para não falar iguais ao atual.

O grande destaque da nova versão estaria no Combate a Incêndio, Aviação Agrícola e Aerolevantamento, que nunca tiveram o merecido destaque anteriormente na série ou nem sequer apareceram, mas tudo dependerá de quão profundo a Microsoft e a produtora Asobo irão entrar nestes temas peculiares da aviação.

Um outro ponto levantado pela comunidade é o fato das Corridas Aéreas e Missões de Resgate com Helicóptero, que se somadas à expansão Top Gun, formam exatamente o conteúdo que foi disponibilizada na última expansão paga do jogo, a Acceleration no Flight Simulator X lançada em 2007, um ano após o FSX ser lançado:

E, desta mesma maneira, o FSX foi lançado utilizando muito do conteúdo do antecessor, o FS2004, de 3 anos antes, praticamente o mesmo tempo entre o atual FS e o FS2024. As principais diferenças foram melhorias estéticas, sendo inclusive a maioria das aeronaves e cenários eram passíveis de migração entre um simulador e o outro.

Por este motivo, o FSX foi bastante criticado, já que exigia um PC mais potente e não trazia grandes melhorias, sendo que muitas pessoas ficaram no FS2004 até o lançamento do Prepar3D pela Lockheed Martin, que modificou a versão FSX mais a fundo. Existe um receio hoje na comunidade de que o FS2024 seja vendido como novo jogo, mas perdendo retrocompatibilidade com o conteúdo do FS2020, mas isto é improvável pelo que temos até o momento.

Um detalhe interessante é que no cronograma de lançamentos da Xbox, apareceu o título “Duna – Flight Simulator” na mesma linha do FS2024. Duna é um filme lançado em 2021 baseado na primeira parte da obra de Frank Herbert, sendo uma nova versão da película original de 1984 e se passa num futuro não tão distante.

Neste ambiente inóspito, a trama se desenvolve em torno da exploração de minerais, colonização, disputa de poder e ficção científica. O filme de 2021 recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Longa. E dentro deste filme estão os Ornitópteros, uma espécie de vertiplano num formato de libélula para transportar até 9 passageiros.

Como a sequência de Duna será lançado em novembro próximo, a nova expansão sairá junto com o filme no dia 3 e provavelmente em versão gratuita, assim como foi com Top Gun: Maverick (que teve o avião fictício Darkstar) e a expansão que trouxe o Pelican da série de jogos Halo, que também é um vertiplano/multiplano com capacidades parecidas dos Ornitópteros.

Horas depois do lançamento dos trailers, a conta oficial do Game Pass do Xbox para PC confirmou a dois usuários no Twitter que será sim “um novo jogo por completo da série Flight Simulator com novas missões”, mas sem dar outros detalhes, mas apontando para um jogo standalone, ou seja, que não depende do atual Flight Simulator.