SuperJet International assina MoU para abrir linha de montagem de jatos comerciais nos Emirados

A SuperJet International assinou o Memorando de Entendimento (MoU) em Abu Dhabi no dia 31 de maio, com a Mark AB Capital Investment e o Abu Dhabi Investment Office (ADIO), para estabelecer uma parceria na área aeronáutica.

O acordo tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da indústria aeronáutica dos Emirados Árabes Unidos, com a criação de uma instalação industrial moderna e a transferência de tecnologias.

A parceria, que já havia sido antecipada meses atrás, resultará na criação de uma nova linha de montagem de aeronaves regionais em Abu Dhabi, com conclusão planejada para 2026. Além disso, a Superjet desenvolverá uma nova cadeia de suprimentos para peças de estrutura aeronáutica, tanto na Itália quanto nos Emirados Árabes Unidos, com término previsto para 2027.

O desenvolvimento do projeto demandará um investimento de cerca de 200 milhões de euros e a criação de 450 novos postos de trabalho para profissionais altamente qualificados nos Emirados Árabes Unidos.

A parceria com o governo dos Emirados Árabes Unidos foi facilitada pela aquisição de 49% das ações da SuperJet International pela Mark AB Capital, a qual está sujeita a aprovações governamentais.

A Superjet International foi estabelecida em 2007 na Itália em parceria com a Rússia, mas hoje não conta mais com sócios russos. Ela é responsável pelo desenvolvimento de importantes certificações, tecnologias e know-how no setor aeronáutico civil, elementos essenciais para o sucesso da parceria com os Emirados Árabes Unidos.

De acordo com Camillo Perfido, CEO da SuperJet International, a colaboração tem grande valor e é um passo importante na construção de uma forte relação entre a Itália e os Emirados Árabes Unidos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias