Início Acidentes e Incidentes

Novamente, frota de aeronaves V-22 com rotores basculantes é proibida de voar

Conhecido jocosamente como “fazedor de viúvas”, o Boeing V-22 Osprey irá novamente ficar impedido de voar após outro acidente.

Foto – US Navy by Petty Officer 1st Class Peter Burghart

Por uma abundância de precaução, após a suspensão operacional da AFSOC, a NAVAIR está instituindo um boletim de paralisação para todas as variantes do V-22 Osprey em 6 de dezembro.

Essa decisão vem após o incidente com o V-22 Osprey em 29 de novembro, nas proximidades de Yakushima, Japão, envolvendo uma aeronave das Forças Especiais da Força Aérea Americana, a AFSOC.

Informações preliminares da investigação indicam uma possível falha de material que causou o incidente, mas a causa subjacente da falha ainda é desconhecida neste momento. Enquanto o incidente permanece sob investigação, a NAVAIR, que é o Comando de Sistemas Aeronavais dos EUA e responsável pelo projeto do Osprey desde a sua concepção, está implementando controles adicionais de mitigação de riscos para garantir a segurança dos militares.

Hoje o V-22 é utilizado principalmente pelos Fuzileiros Navais (Marines), mas também pela Força Aérea (USAF), Marinha (US Navy) e pelas Forças de Autodefesa do Japão, que foram as primeiras a encontrar o Osprey caído e também os primeiros a suspender os voos com a aeroanve.

O alto número de acidentes com a aeronave quando comparada a outro modelos, e sua complexidade de operação pro ser uma aeronave multiplano (que opera tanto como avião e como helicóptero), colocaram o estigma de medo em cima do V-22, que ganhou cedo o apelido de “Widow Maker”, ou “fazedor de viúvas”.

Pela Assessoria de Imprensa da NAVAIR

Sair da versão mobile