Novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa (BA) ganha nome de ‘Eva Ribeiro’ e homenageia mãe de deputado

Aeroporto Bom Jesus da Lapa – Imagem: Mateus Pereira/GOVBA

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou em dois turnos, por unanimidade, na tarde da última terça-feira (8), o projeto de lei nº 24.108/2021 de autoria do deputado Eduardo Salles (PP). Em consonância com o que prevê o Regimento Interno, a primeira votação ocorreu durante uma sessão ordinária, sucedida por uma extraordinária, convocada pelo deputado Marcelinho Veiga (UB), que conduziu os trabalhos no momento da deliberação.

Em seu teor, o PL nº 24.108/2021 denomina o novo aeroporto do município de Bom Jesus da Lapa como Aeroporto Eva Ribeiro, uma homenagem póstuma à mãe do ex-prefeito da cidade e atual deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), relator do projeto. No pronunciamento na tribuna, o parlamentar agradeceu a deferência dedicada à sua genitora.

Nós agradecemos muito, tanto eu quanto a minha família, por essa homenagem a uma senhora que tem uma história muito bonita, principalmente pelas comunidades mais carentes. Eva Ribeiro será eternizada em um grande aeroporto construído pelo governo, que vai servir de portal para fortalecer o turismo e a economia não apenas de Bom Jesus da Lapa, mas de toda a região”, afirmou.

Dona Eva, como era conhecida, faleceu em 2017, e segundo Salles, “sempre prezou pelo lado social, ajudando sempre a comunidade carente”.

No último domingo, o Governo da Bahia realizou a inauguração do novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa. Construído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o equipamento contou com investimento de R$ 26,1 milhões e tem pista de pouso e decolagem, taxiway, pátio para estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, equipamentos de auxílio à navegação aérea e serviços complementares. Com isso, está apto para operar voos de dia e à noite.

O antigo aeroporto da cidade, de código SBLP e localizado dentro da zona urbana, possui pista asfaltada de 1.211 metros de comprimento por 30 metros de largura, mas que está fechada por consequência de degradação do pavimento.

Já o novo equipamento, de código SN3Y e localizado próximo à BR-430, conta com pista asfaltada de 1.550 metros de comprimento por 30 de largura e área de segurança de fim de pista (RESA) de 120 por 80 metros nas duas cabeceiras, além do terminal de passageiros com melhor estrutura para o atendimento de voos regionais.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias