Novo aeroporto de Luanda, capital de Angola, está inaugurado

Foto: Governo de Angola

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, batizado Dr. António Agostinho Neto, foi inaugurado em 10 de novembro pelo Presidente da República de Angola. Com um investimento estatal de 2,8 bilhões de dólares, o aeroporto será gerido por uma entidade privada.

Segundo a RTP, o aeroporto será operado inicialmente apenas para transporte de carga, antes de começar a operar voos domésticos em fevereiro de 2024 e voos internacionais em junho do mesmo ano.

O presidente angolano salientou que o governo entende que essa grande infraestrutura não deve ser gerida pelo Estado. Um operador aeroportuário provisório foi nomeado para gerir inicialmente o aeroporto, e o governo planeja abrir um concurso público para selecionar um operador privado definitivo. A meta é que a gestão seja transferida para o operador privado o mais breve possível.

O aeroporto internacional de Luanda foi inaugurado com uma capacidade para 15 milhões de passageiros por ano e possui infraestruturas modernas, incluindo duas pistas duplas, 31 pontes de embarque, estacionamento para 1.650 veículos e acesso ferroviário.

O presidente angolano também anunciou que estão em estudo a construção de um novo terminal e uma nova pista para aumentar a capacidade do aeroporto. Isso, no entanto, não tem data para ocorrer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Marinha enviará seu porta-helicópteros com ajuda para o RS

0
A Marinha enviará nesta quarta Navio-Aeródromo Atlântico para aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes.