Boeing 787 desvia duas vezes após grande quantidade de óleo vazar do motor por tampa mal fixada

Boeing 787-8 da United Airlines – Imagem: Alan Wilson, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Em um incidente recente, um Boeing 787-8 da United Airlines enfrentou um vazamento de óleo no motor durante o voo, levando a tripulação a realizar dois desvios devido à gravidade do problema.

Segundo informações do The Aviation Herald, o incidente ocorreu no último dia 4 de novembro, durante o voo UA-946, operado pelo jato registrado sob a matrícula N28912, que partiu de Washington, nos Estados Unidos, com destino a Amsterdã, na Holanda.

A aeronave estava voando a uma altitude de 38 mil pés (11,58 km) de altitude sobre o Oceano Atlântico, cerca de 643,74 km a leste de St. John’s, no Canadá, quando a tripulação observou uma diminuição na quantidade de óleo no motor esquerdo.

Após consultar a equipe de manutenção, a decisão foi tomada para iniciar um desvio, e o voo foi redirecionado para Newark, ainda nos Estados Unidos. No entanto, à medida que a aeronave se aproximava de Newark, a tripulação observou uma redução adicional na quantidade de óleo.

Em resposta à situação em rápida escalada, os pilotos declararam “PAN PAN” e optaram por fazer um desvio para Halifax, no Canadá, para um pouso de emergência. Aproximadamente 2 horas e 45 minutos após a decisão inicial de retornar ao aeroporto de origem, o Boeing 787 pousou com segurança na pista 23 de Halifax, onde os serviços de emergência o aguardavam.

Após o incidente, a Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) conduziu uma investigação. Ficou constatado que a equipe de manutenção encontrou a tampa do óleo do motor esquerdo sem fixação adequada. A ação imediata foi tomada para fixar a tampa, limpar as áreas afetadas pelo vazamento de óleo e realizar a manutenção no motor. Um minucioso teste de vazamento foi realizado e mais nenhum vazamento adicional foi detectado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias