Novo avião iraniano IrAn-140 é uma cópia do An-140 ucraniano; e isso está correto

O Ministério da Defesa iraniano apresentou na quinta-feira (19) uma aeronave de transporte militar leve chamada ‘Simorgh’. Baseado no Antonov An-140 e produzido sob licença da indústria ucraniana, o avião ganhou o apelido de IrAn-140. O equipamento foi apresentado na Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, na cidade de Isfahan.

Baseado nas especificações e projetos do avião da Antonov, o IrAn-140 pode levar uma carga máxima de 6 toneladas e voar por 3.700 quilômetros. Segundo a fábrica iraniana, a máquina atende aos padrões internacionais contando com sistema de propulsão, componentes e fuselagem projetados e fabricados por especialistas locais do Ministério da Defesa e empresas nacionais iranianas.

“A produção do ‘Simorgh’ preparou o terreno para projetar e fabricar aeronaves mais avançadas no Irã”, disse o ministro da defesa, brigadeiro-general Mohammad Reza Ashtiani.

Sobre os diferenciais da aeronave, o militar destacou sua leveza, boa capacidade de carga e raio de ação, compatibilidade com o clima do Irã, capacidade de decolar e pousar em pistas curtas e de terra e sua agilidade que a torna uma opção adequada como ambulância aérea ou avião de resgate.

O vídeo abaixo mostra a saída do hangar da aeronave e foi publicado pelo governo iraniano em mídias sociais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul não tem previsão de retorno e Aeroporto de Araraquara (SP)...

0
A concessionária do terminal, Rede VOA, afirma que para o aeroporto de Araraquara, a prioridade é a retomada dos voos comerciais.