Novo caça Gripen da FAB faz primeira visita ao Ninho das Águias, ouça a fonia

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O novo caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira fez sua primeira visita ao Ninho das Águias, a Academia da Força Aérea Brasileira, na última quarta-feira. Veja como foi.

© FAB – Ten Inforzatto

O mais novo caça brasileiro decolou de Gavião Peixoto, sede da Embraer Defesa e Segurança e do Centro de Ensaios em Voo do Gripen. O motivo pelo qual o avião está baseado na pequena cidade do interior paulista se deve aos testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais, realizados pela Embraer em operação conjunta com a sueca SAAB.

A aeronave chegou em Gavião Peixoto no último dia 24, após ser descarregado de navio em Navegantes e transportado para o aeroporto da cidade catarinense, onde decolou para o interior de São Paulo, como falamos numa matéria anterior.

Além dos ensaios, que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

Durantes esses voos de teste e ensaio, o piloto sueco Marcus Wandt coordenou com a FAB uma visita ao “Ninho das Águias”, que é o apelido dado à Academia da Força Aérea (AFA), responsável pela formação de todos os oficiais de voo da FAB e casa da Esquadrilha da Fumaça.

A AFA está localizada em Pirassununga, cidade distante apenas 112 km de Gavião Peixoto, também no interior de São Paulo. Na Academia o caça treinou uma aproximação por instrumento (ILS) pela cabeceira 02C.

Ouça abaixo parte do trecho da comunicação entre o caça, de matrícula FAB4100, mas utilizando o indicativo de chamada X-Ray 01, e o controle de voo da Academia:

Pouco antes de pousar, a aeronave arremeteu e seguiu em uma passagem baixa pela pista, para apreciação do corpo de alunos presentes, confira:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias