A empresa brasileira Akaer informa que obteve junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a aprovação de uma subvenção para o desenvolvimento de uma aeronave não tripulada (UAV, na sigla em inglês) de propulsão híbrida à base de hidrogênio. No momento, o projeto foi nomeado AKR-H2.
De acordo com a Akaer, o projeto é inovador e único no país, e permitirá que a empresa trabalhe em um protótipo para desenvolvimento de um UAV de pequeno porte eVTOL (elétrico de pouso e decolagem verticais).
O objetivo é demonstrar a viabilidade técnica de uma aeronave de transporte de cargas utilizando propulsão de energia limpa.
É também foco da Akaer avaliar a alternativa de propulsão híbrida através de um gerador a etanol. Esta parte do projeto, entretanto, aguarda uma fonte de financiamento.
Com base na tecnologia que será desenvolvida com o projeto AKR-H2, a Akaer pretende desenvolver uma família de aeronaves não tripuladas para transporte de carga, focada no uso civil, mas que poderá servir também para outras aplicações, como humanitárias e militares.
Com sede no município de São José dos Campos, em São Paulo, Brasil, e escritórios comerciais na Turquia e em Portugal, a Akaer possui mais de três décadas de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0, com clientes no Brasil e no exterior.