Novos aviões da ATR e da Airbus são encomendados pela Air New Zealand

ATR 72-600 – Imagem: ATR

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand anunciou na última semana, junto à divulgação de seus resultados operacionais, que receberá duas novas aeronaves turboélice ATR 72-600, com opções de compra para mais duas unidades, e duas novas aeronaves Airbus A321neo em sua frota a partir do final de 2024.

Segundo a empresa, em resposta à alta demanda em toda a sua rede regional de voos, essas duas aeronaves ATR, configuradas com 68 assentos, aumentarão a capacidade em mais de 5.700 assentos por semana e transportarão clientes para destinos regionais como Tauranga e Nelson.

As duas novas aeronaves Airbus A321neo, por sua vez, com 214 assentos, serão configuradas para voos internacionais e atenderão rotas da Tasmânia e das Ilhas do Pacífico. Elas adicionarão mais de 9.000 assentos por semana à rede, garantindo que a companhia aérea tenha mais capacidade em toda a Tasmânia do que qualquer outra companhia aérea.

Avião Air New Zealand Airbus A321neo
Airbus A321neo – Imagem: Airbus

O CEO da Air New Zealand, Greg Foran, explicou que as aeronaves adicionais são mais um passo para atender à demanda por viagens, aumentando as redes domésticas e de curta distância da companhia aérea e adicionando capacidade onde ela é mais necessária:

“A procura de voos continua muito alta, tanto aqui como em todo o mundo, e isso significa que os preços têm estado mais elevados do que o habitual. A coisa mais eficaz que podemos fazer para ajudar os clientes é acolher mais aeronaves na nossa frota e colocar mais lugares no céu.

Embora adicionar mais assentos seja uma parte importante do trabalho para reduzir os preços, os nossos custos, assim como os de todas as empresas da Nova Zelândia, continuam a aumentar significativamente em muitas áreas, e a realidade é que é improvável que as tarifas aéreas retornem aos níveis anteriores à pandemia.

Nossos clientes nos apoiaram durante a reconstrução da Air New Zealand e sabemos que é importante oferecer uma variedade de tarifas acessíveis a todos os neozelandeses. Investir em novas aeronaves significa mais assentos disponíveis em mais horários e a preços razoáveis.

Estamos quase de volta à capacidade pré-Covid, voando uma média de 425 voos por dia para 20 destinos na Nova Zelândia. Estas novas aeronaves significam que a nossa companhia aérea doméstica será maior do que nunca.

Também temos duas aeronaves domésticas A321neo anunciadas anteriormente com entrega nos próximos 12 meses. Estamos puxando todas as alavancas que temos para conseguir mais assentos no céu, o mais rápido e seguro possível.”

Os ATR 72-600 serão entregues com a variante mais recente do motor, o PW127XT, que tem potencial para fornecer uma melhoria de 3% no consumo de combustível em comparação com a geração anterior.

Estas quatro aeronaves adicionais significam que a companhia aérea tem um total de 16 aeronaves ingressando na frota, sendo oito Boeing 787 Dreamliners, seis Airbus A321 e dois ATR72-600, todos programados para entrega entre 2024 e 2028.

A companhia aérea anunciará em breve mais detalhes sobre um Boeing 777-300ER alugado, que adicionará mais 3.000 assentos por semana à sua rede internacional. Isso elevaria a frota total de 777-300 para oito.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias