O 1º grupo de pilotos ucranianos que pilotarão caças F-16 está recebendo treinamento da Força Aérea Real

Imagem: Divulgação / RAF

O primeiro grupo de pilotos ucranianos a receber treinamento da Força Aérea do Reino Unido, conhecida como Força Aérea Real (RAF – Royal Air Force), está agora aprendendo a pilotar caças F-16, tendo concluído um programa básico de treinamento no Reino Unido.

Segundo informações divulgadas hoje, 24 de fevereiro, pela RAF, eles começaram a receber o treinamento de voo e de língua inglesa em agosto, como parte da contribuição do Reino Unido para a Coalizão Internacional de Capacidade Aérea (Air Capability Coalition) para a Ucrânia, que tem aliados e parceiros trabalhando juntos para reforçar as capacidades aéreas da Ucrânia.

O grupo é formado por seis experientes pilotos de combate ucranianos que receberam treinamento em inglês específico para aviação para aumentar sua capacidade de envolvimento no treinamento e apoio da coalizão.

Outros dez pilotos ucranianos em formação participaram na formação linguística, mas permanecem no Reino Unido para continuarem com a formação prática de voo elementar, bem como com competências importantes, como medicina aeronáutica e treinamento em centrífuga.

“Combinado com o treinamento da RAF, líder mundial, este é um avanço significativo em relação às atuais capacidades da era soviética da Ucrânia”, destacou o Secretário de Defesa Grant Shapps.

O secretário ainda disse:

“Estou orgulhoso do apoio que a Força Aérea Real está fornecendo à próxima geração de pilotos aéreos de combate e equipes de terra da Ucrânia, que serão a primeira linha de defesa na proteção dos céus da Ucrânia. O Reino Unido tem sido fundamental na construção das defesas aéreas da Ucrânia, fornecendo centenas de mísseis e munições, bem como sistemas de radar e armas desde que Putin lançou a sua invasão em grande escala.

Embora a Ucrânia tenha sido altamente vulnerável a ataques de aeronaves, drones e mísseis russos nos primeiros meses da invasão, as suas Forças Armadas são agora capazes de interceptar e destruir a esmagadora maioria das ameaças recebidas, proteger a sua população civil e infra-estruturas vitais, com o apoio do Reino Unido e dos nossos aliados.

Juntos vamos agora mais longe, garantindo que a Ucrânia tenha uma força aérea confiável no futuro, formada em torno do altamente capaz caça F-16 de quarta geração.”

Segundo explica a RAF, o programa foi concebido para dar aos pilotos em formação as competências necessárias para avançar para a próxima fase de formação em aviões de combate com nações parceiras e para aproximar os futuros pilotos ucranianos de uma abordagem padrão de voo da OTAN.

Os pilotos submetidos ao esquema de treinamento de voo elementar estão conduzindo aulas práticas em aeronaves Grob Tutor com instrutores experientes da RAF, aprendendo procedimentos gerais de manuseio, voo por instrumentos, navegação de médio e baixo nível e voo em formação.

“Esses jovens estudantes são altamente motivados e muito capazes. É um privilégio fazer parte do programa de formação da Ucrânia”, disse um instrutor sênior de voo da RAF.

Imagem: Divulgação / RAF

Depois de concluírem o treinamento na RAF, os pilotos receberão treinamento avançado de voo em outro país da Air Capability Coalition, para prepará-los para o treinamento na aeronave F-16, operada por países como Dinamarca, Holanda e Estados Unidos.

Juntamente com a formação de pilotos, dezenas de técnicos aeronáuticos ucranianos estão recebendo formação em língua inglesa, orientada para a engenharia, para lhes permitir participar na formação e apoio da coalizão. Além disso, a RAF também forneceu apoio, juntamente com o Exército Britânico, na prestação de formação a mais de 30.000 soldados ucranianos no Reino Unido.

No ano passado, o Secretário da Defesa anunciou que o Reino Unido pretende treinar mais 10.000 recrutas ucranianos no primeiro semestre de 2024, como parte da Operação Interflex. Além de fornecer uma ampla gama de programas de formação, o Reino Unido continua apoiando a Ucrânia na repressão das forças russas.

Como parte do apoio militar do Reino Unido no valor de 4,6 bilhões de libras, são fornecidos mísseis de longo alcance, principais tanques de batalha ocidentais e apoio logístico às Forças Armadas da Ucrânia.

Informações da RAF

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias