Início Vídeos

O clássico Albatross, que já foi até “ator” de filme, volta a correr na pista do Aeroporto Campo dos Amarais

O Albatross correndo pela pista, em cena de um dos vídeos abaixo – Imagem: ALISSON_SBSJ

Como vem sendo mostrado nos últimos meses no AEROIN, um clássico e notável avião está sendo preparado para voltar a voar após muito tempo. E nesta semana, ele voltou a ser visto correndo pela pista do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), durante testes.

Os vídeos mostram o momento em que o Albatross de matrícula PP-ZAT taxiou e realizou uma corrida de pista, como parte da preparação para garantir toda a segurança necessária para seu retorno ao céu.

Esse equipamento SA-16 Albatross (designação da versão militar do HU-16) era operado pelo falecido comandante Carlos Edo, e chegou a se tornar estrela de cinema, quando foi usado em cenas do filme “Os Mercenários”, gravadas no Brasil em 2010.

Algum tempo depois disso, o avião, fabricado em 1949, ficou fora de operação por anos e, após o falecimento de seu proprietário, foi adquirido pelo comandante Eloy Biesuz, proprietário da Helisul Táxi Aéreo, que busca colocá-lo de volta à condição de voo, para levá-lo de Campinas a Curitiba (PR) e uni-lo a seu acervo de aeronaves antigas.

Por sinal, segundo o ROCKAIRCRAFT, o piloto Lynn Hunt, lenda viva da aviação americana, está no Brasil para ensinar outros pilotos a pilotarem o Albatross do comandante Eloy.

O destino será o Aeroporto Jorge Luiz Stocco, também conhecido como Aeroparque Aldeia da Serra, localizado em Palmeira, no Paraná. Apesar dos testes já em pista, não há uma data oficialmente divulgada para o voo.

No vídeo a seguir, relembre as cenas do Albatross no famoso filme no Rio de Janeiro: