O Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte, se prepara para a visita de peso, de um dos maiores aviões comerciais do mundo: o Antonov AN-124 Ruslan. Apesar da data do voo ainda não ter sido divulgada, a operação servirá para atender a uma demanda da indústria de mineração, como nos contou anonimamente uma fonte próxima da operação.
A fim de viabilizar o voo, a administração do aeroporto trabalha nesse momento na avaliação dos riscos envolvidos, haja vista que não se trata de uma aeronave qualquer, mas um gigante que requer antecipação aos seus movimentos no aeroporto. Após as aprovações, o voo deverá ser solicitado à ANAC.
Por sua vez, segundo as fontes, a empresa que deve operar o voo é a russa Volga-Dnepr, uma empresa aérea especializada em grandes cargas, que possui doze Antonov AN-124 em sua frota cargueira, além de outros modelos pesos-pesados. A Volga-Dnepr Airlines atende a organizações governamentais e comerciais, incluindo empresas nos setores de petróleo e gás, energia, aeroespacial, agricultura e telecomunicações, bem como nos setores de serviços humanitários e de emergência.
Essa não seria a primeira operação da Volga-Dnepr e nem do Ruslan em Confins, no entanto, há de se salientar que trata-se de um visitante um tanto raro naquelas terras mineiras.