Início Diversos e Eventos

O maior modelo de avião comercial já feito no Brasil é levado à Índia

E195-E2 Tech Lion – Imagem: Embraer

A maior aeronave comercial já feita na história da indústria aeroespacial brasileira, o Embraer E195-E2, estará na Wings India 2022 como parte de sua turnê de demonstração pela Índia.

Apresentando a chamativa pintura ‘TechLion’ que cobre toda a fuselagem, a aeronave de matrícula PR-ZIQ estará em Hyderabad nos dias 24 e 25 de março para o evento, porém, já voou para Bengaluru na última sexta-feira, 18 de março.

O E195-E2 é o maior membro da família de aviões de nova geração de Embraer, os E-Jets E2, e foi projetado para acomodar até 146 passageiros em sua típica configuração dois a dois assento.

“O cenário da aviação da Índia está em um ponto de virada e agora é o momento para as companhias aéreas se reposicionarem para um crescimento sustentável”, disse Raul Villaron, vice-presidente da Ásia-Pacífico da Embraer Aviação Comercial. “O E195-E2 oferece um baixo custo por assento, tornando-o muito competitivo com grandes aeronaves de fuselagem estreita que são predominantes na Índia.”

De acordo com a análise da Embraer, mesmo antes da COVID, 50% dos voos domésticos na Índia tinham entre 90 e 150 passageiros por voo. Isso torna a combinação de capacidade ideal e baixo custo unitário do E195-E2 uma plataforma atraente para conectar cidades metropolitanas a não metropolitanas, bem como não metropolitanas a não metropolitanas, na Índia.

O E195-E2, parte da família de jatos avançados E2 da Embraer, é apelidado de “Profit Hunter” (caçador de lucros) por causa de seu alto desempenho e baixo consumo de combustível. Segundo a Embraer, ele oferece os menores custos operacionais e maiores rendimentos para as companhias aéreas, mais conforto para os passageiros e espaço para suas malas, menor emissão de ruído e menor impacto no meio ambiente. É alimentado por motores PW1900G GTF.

O modelo é operado por companhias aéreas em vários países, incluindo KLM (Holanda), Helvetic Airlines (Suíça), Azul (Brasil), Air Peace (Nigéria) e, em breve, Porter Airlines (Canadá).

A Embraer tem uma presença de longa data na Índia e tem sido intrínseca ao ecossistema aeroespacial do país, com aeronaves comerciais, jatos executivos e aeronaves e sistemas de defesa. A Embraer também estabeleceu vários centros de serviços autorizados em todo o país com a Air Works India e a Indamer Aviation.

– Aviação Comercial: A Star Air, uma operadora somente de aeronaves Embraer, possui cinco ERJ-145 e voa em sua rede de 13 destinos na Índia.

– Aviação Executiva: Há 18 jatos executivos na Índia, da família Phenom, Legacy & Lineage (Phenom 100, Phenom 300, Legacy 600/650 e Lineage 1000).

– Governo e Defesa: A Embraer colaborou com a DRDO para produzir 3 ‘Netra’ AEW&C na plataforma Embraer ERJ-145 que são operados pela Força Aérea Indiana (IAF).

– Jatos Legacy 600 da Embraer também são operados pela IAF e pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF) para o transporte de funcionários do governo e VIPs.

Informações da Embraer