Início Aeroportos

OACI avalia a aviação da Venezuela e afirma que não há riscos à segurança operacional no país

Imagem: Maor X / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), órgão que regulamenta e fiscaliza o setor aéreo na Venezuela, informa que a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) realizou uma missão de assistência técnica no país para verificar a capacidade em termos de segurança operacional da aviação.

Segundo o INAC, a verificação foi realizada por oficiais do Escritório Regional da América do Sul (ICAO-SAM), no período de 31 de julho a 4 de agosto, e contou com a participação de especialistas internacionais em aviação civil.

Durante a assistência técnica, os responsáveis ​​regionais realizaram uma revisão exaustiva dos sistemas, protocolos e procedimentos implementados pela Venezuela em matéria de gestão do tráfego aéreo, dos Serviços de Navegação Aérea e da segurança aeronáutica do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil.

Os resultados dessa avaliação foram altamente positivos, destacando-se a alta capacidade da Venezuela em garantir a segurança em suas operações aéreas, destaca o INAC. Os especialistas elogiaram a implementação das normas e recomendações da OACI, bem como a constante atualização e melhoria dos sistemas e procedimentos.

Após apreciar os protocolos e normas de segurança, o Sr. Marcelo Ureña, líder da Missão de Assistência Técnica, concluiu: “A Venezuela está a caminho de alcançar e superar as metas de eficiência propostas pela ICAO, e pudemos constatar que o país caribenho não apresenta riscos de qualquer tipo para a aeronáutica da região”.

Por sua vez, a autoridade aeronáutica da Venezuela, MG. Juan Manuel Teixeira Díaz, manifestou-se: “Apresento a minha satisfação porque podemos afirmar com toda a confiança que na Venezuela não existe risco latente para a segurança operacional da aviação civil. Agradeço o talento humano do INAC e aos seus inspetores, porque numa semana de muito trabalho, graças ao esforço titânico de todos, o objetivo foi alcançado. Obrigado pelo profissionalismo e dedicação demonstrados”.

Sair da versão mobile