
Diversas pessoas que assistiam a uma transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira, 6 de fevereiro, mostrando o movimento do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, notaram algo que chamou atenção em um momento.
Durante a decolagem de um Airbus A319, um objeto foi visto caindo quando a aeronave realizava a subida inicial, quando o trem de pouso era recolhido.
As cenas a seguir foram gravadas durante a live feita pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, e o momento em que o objeto aparece caindo foi às 16h27 do horário local.
Como visto na gravação acima, o objeto parece surgir da parte inferior da aeronave, próximo à região do trem de pouso, porém, vale ressaltar, não é possível afirmar que se trata de algo perdido pelo Airbus A319, podendo ser, por exemplo, alguma coisa que ficou presa à aeronave durante a movimentação no solo ou que colidiu com ela durante a decolagem, como uma ave, entre outras possibilidades.
Segundo histórico das plataformas de rastreamento online, o avião, registrado sob a matrícula PT-TMO, seguiu normalmente o voo de Congonhas até Vitória, no Espírito Santo, e depois de menos de uma hora, já partiu de volta para São Paulo, onde pousou às 19h50.
O AEROIN fez contato com a Latam para informar sobre o ocorrido e trará atualização caso a companhia apresente informações.
Atualização: em nota ao AEROIN, a LATAM Brasil informa que “não houve desprendimento de nenhuma peça da aeronave. Provavelmente o material observado no vídeo seja uma fita alumínio aprovada pelo fabricante da aeronave para proteger temporariamente o painel de serviço.”