Ocorrência policial com dois mortos paralisou decolagens no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Boeing 747 deixando a pista de Viracopos após não poder decolar, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Durante a manhã desta terça-feira, 11 de julho, uma ocorrência policial, com morte de dois criminosos, afetou temporariamente as operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), um dos mais movimentados do Brasil.

O momento, incluindo as comunicações de tráfego aéreo e cenas do helicóptero da Polícia Militar, pôde ser acompanhado ao vivo por quem assistia à transmissão da câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, reproduzida a seguir:

Conforme o vídeo visto acima, a partir das 08h49 (horário local), o helicóptero “Águia 15” da Polícia Militar entrou em contato com a Torre de Controle de Viracopos para informar que precisaria se posicionar próximo ao eixo de decolagem da pista do aeroporto, para atender a uma operação de segurança pública.

Naquele momento, um Boeing 747-400F (cargueiro) da companhia holandesa KLM Cargo era visto alinhando na pista para sua decolagem, e às 08h51, o helicóptero aparecia na filmagem se dirigindo ao local necessário, com autorização da Torre de Campinas.

Assim, com a presença do helicóptero cumprindo a missão policial, ficou impossibilitada a garantia da separação mínima de segurança aos aviões que decolariam de Viracopos. Com isso, as decolagens foram suspensas até que houvesse o afastamento do Águia 15.

O Águia 15 voando nas proximidades de Viracopos, em cena do vídeo visto acima – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Às 08h58, ainda sem possibilidade de decolagem, os pilotos do Boeing 747 foram instruídos pela controladora de tráfego aéreo a taxiarem para saírem da pista, pois seriam executados pousos, já que estes não entrariam em conflito de tráfego com o helicóptero.

Então, às 09h00, o piloto do Águia 15 avisou a Torre de Campinas que se afastaria do aeroporto para liberar as decolagens, pois já havia avisado ao policiamento terrestre sobre a dificuldade de operação devido à proximidade com Viracopos. Ele também informou que depois informaria se seria necessário o retorno à posição.

A partir das 09h04, diversas decolagens ocorreram, até que o piloto militar voltou a informar à controladora, às 09h16, que se deslocaria novamente até a região da ação policial. Assim, às 09h19 ocorreu a última partida de um avião antes da nova suspensão de decolagens.

O Águia 15 permaneceu no setor até 09h30, e então voltou a se afastar, mais uma vez para permitir a liberação de decolagens, com intenção de ainda voltar posteriormente ao local da ocorrência.

Por fim, às 09h35, o piloto do helicóptero da PM voltou a fazer contato com a controladora da Torre Campinas, mas para agradecer pela colaboração durante a missão de segurança pública, pois a necessidade do acompanhamento aéreo estava finalizada, não sendo mais necessário o retorno para perto do Aeroporto de Viracopos.

Devido ao tempo em que aguardaram sem poder decolar, os pilotos do Boeing 747 o levaram de volta ao pátio de cargas, e retornaram à pista às 10h14 para a decolagem.

Segundo informações do g1, a Polícia Militar informou que houve uma perseguição a um carro roubado na cidade de Campinas, em que os criminosos tentavam fugir para Indaiatuba pela Rodovia Lix da Cunha.

Os fugitivos perderam o controle do veículo, atravessaram uma cerca e pararam em um pasto, mas ainda tentaram fugir a pé. Por fim, em uma mata próxima ao local, houve troca de tiros com a polícia. Os dois bandidos, de 20 e 25 anos, foram baleados e morreram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias