Oligarcas e bilionários ucranianos já estão ‘fugindo’ do país em seus jatinhos

Foto de James

O ápice da tensão entre Ucrânia e Rússia ter causado a fuga em massa de ricaços em seus luxuosos jatos privados, que voaram para fora da Ucrânia em peso. Os voos privados atingiram o pico no domingo (13), quando mais de 20 voos fretados, realizados em jatos executivos próprios ou de táxis aéreos, decolaram de Kiev para o exterior segundo portal Pravda.

Dentre os “fujões” estão Rinat Akhmetov, empresário e ex-parlamentar ucraniano, dono do time de futebol Shakhtar Donetsk, que inclusive conta com vários brasileiros no elenco. O jato utilizado por Rinat é o francês Dassault Falcon 7X, que tem o preço de US$ 53 milhões de dólares (R$278 mi) comprado novo de fábrica.

Outros oligarcas que saíram do país, segundo a mídia local, são Victor Pinchuk, Vadym Novynsky e Oleksandr Yaroslavskyi. O destino da maioria deste bilionários e milionários tem sido a Suíça, Áustria e Alemanha.

Muitos dos empresários não puderam ser contatados, enquanto outros negam que estejam fugindo do país.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias