Operadora de aviões da Embraer, vietnamita Bamboo Airways precisa de ajuda para sobreviver

Embraer 190 – Imagem: Bamboo Airways

A mídia vietnamita informa nesta semana que o vice-primeiro-ministro do país, Le Minh Khai, solicitou a seis ministérios e agências que agissem dentro de sua jurisdição para lidar com urgência com as propostas da Bamboo Airways para ajudar a salvar a transportadora aérea.

Antes disso, no dia 12 de dezembro, no Gabinete do Governo, Khai presidiu uma reunião para considerar propostas da Bamboo Airways.

Depois de ouvir o relatório dos gestores da Bamboo Airways e as opiniões das partes relevantes, ele disse que, embora a Bamboo Airways seja uma novata no mercado da aviação, fornece serviços de alta qualidade e conquistou a confiança dos passageiros.

No entanto, a transportadora aérea enfrenta dificuldades, incorrendo em perdas e devendo dinheiro a clientes e ao Estado. Khai solicitou à Bamboo Airways que verificasse suas operações e elaborasse um plano para reestruturar a empresa para ajudá-la a operar de forma eficaz.

Enquanto isso, os Ministérios dos Transportes; Planejamento e Investimento; Finança; e Segurança Pública, o Banco Estatal do Vietnã e a Comissão Estatal de Gestão de Capitais tratarão as propostas das transportadoras aéreas de acordo com as suas funções e direitos. Os resultados devem ser comunicados ao Primeiro-Ministro antes de 31 de dezembro, conforme instruído por Khai no Despacho n.º 9529, de 5 de dezembro de 2023. Os problemas que não sejam da competência dos ministérios devem ser comunicados ao Primeiro-Ministro.

Khai pediu à Petrolimex, à Vietnam Airlines e aos bancos que deem apoio e unam forças para cooperar com a Bamboo Airways para superar as dificuldades juntas.

O relatório financeiro de 2022 da Bamboo Airways mostrou uma perda de VND 17,619 trilhões, que foi muito maior do que a da Vietnam Airlines (VND 2,625 trilhões) e da VIetjet (VND 1,993 trilhões). O seu patrimônio líquido caiu para menos (-) VND 836 bilhões no final de 2022.

Durante o processo de reestruturação, a Bamboo Airways reduziu a sua frota de 30 para nove aeronaves. Agora fornece serviços em apenas 16 rotas domésticas, em vez de 60 rotas. A transportadora está em dívida com muitos prestadores de serviços, desde fornecedores de combustível até prestadores de serviços em solo e de catering.

Como resultado da mudança, centenas de pilotos e 500 comissários tornaram-se redundantes. A Bamboo Airways apelou a outras companhias aéreas para ajudar a resolver o problema.

A companhia tem hoje uma frota de 9 aeronaves, sendo 1 Airbus A320, 1 Airbus A320neo, 4 Airbus A321 e 3 Embraer 190. Antes da redução de operações promovida nos últimos 12 meses, tinha também 3 Boeings 787-9, 1 Airbus A319 e 6 A321neo, além de mais 10 exemplares dos A320 e A320neo e outros 2 Embraer 190.

Recentemente, em setembro, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, visitou a Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo, como parte de sua visita oficial ao Brasil. A delegação foi recebida pelo presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, que apresentou ao líder vietnamita as inovações da empresa brasileira para o setor aeroespacial.

O líder vietnamita destacou o rápido desenvolvimento e o potencial do setor de aviação do Vietnã e considerou que os modelos de aeronaves de nova geração da Embraer poderiam ser uma solução para ajudar o transporte aéreo do país a expandir suas frotas e garantir eficiência e segurança nas operações.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas...

0
O Ministério da Defesa da Ucrânia assinou contratos para o fornecimento de 3.000 drones UAV DJI Mavic 3E e outros 1.000 DJI Mavic 3T.